5 dicas para a manutenção de portas de madeira

11 de junho de 2020

Procedimentos simples contribuem para durabilidade do produto

Para manter as portas de madeira com boa aparência e funcionando corretamente, medidas simples de limpeza são recomendadas pelos fabricantes. São cuidados básicos, que contribuem para a durabilidade do produto e indicados pelas empresas que comercializam portas certificadas pelo Programa Setorial da Qualidade de Portas de Madeira para Edificações (PSQ-PME). Confira as orientações

1 Produtos químicos: não use químicos e outros produtos à base de petróleo independente do acabamento, seja ele madeira, pintura, verniz, revestimento melamínico ou poliéster. O ideal é usar um pano macio umedecido.

2 Acessórios: fechaduras embutidas e maçanetas, por exemplo, devem ser limpas com um polidor de acordo com o tipo de metal nas partes externas e spray antiferrugem no cilindro, evitando o uso de graxas e lubrificantes. Já na maçaneta, deve-se utilizar um polidor de metal específico conforme o material, aço inoxidável, aço comum, alumínio ou latão. Graxas, óleos, querosene, gasolina e outros produtos à base de -petróleo, ácidos e álcalis prejudicam a vida útil do acessório.

3 Portas de correr: nas que possuem trilhos é preciso retirar resíduos acumulados com auxílio de aspirador. Já os amortecedores e vedações bastam ser limpos com pano úmido com água.

4 Fechaduras de embutir: para evitar o desgates precoce,  as fechaduras devem ser limpas pelo usuário mensalmente com flanela umedecida e depois com pano seco limpo, e a cada seis meses realizar a lubrificação do cilindro com o spray antiferrugem. A cada 12 meses, é recomendado que uma equipe de manutenção especializada verifique pinos e parafusos.

5 Pintura: a indicação é retirar fechadura e recolocá-la posteriormente. O uso de fitas dupla face, fita crepe ou qualquer outra fita adesiva como forma de isolamento da fechadura para a pintura, pode danificar os acessórios e não impede que a tinta penetre no interior da fechadura, manchando-a e comprometendo o funcionamento.

Por Juliane Ferreira para o Portal Madeira e Construção com informações da Abimci
Foto: Rohden

Saiba quais normas devem ser seguidas para escolha de portas de madeira

Compartilhe
Voltar para Notícias

Cadastre seu email e receba nossa newsletter