8 razões pelas quais os australianos escolhem a madeira

12 de julho de 2019

1 – Comprovado e popular

Construções em wood frame são uma escolha popular para casas na Austrália. Décadas de experiência asseguram que o sistema é seguro, confiável, com bom custo e facilmente entendido pelos profissionais da construção. Os proprietários do empreendimento e que usa o imóvel pode ter a certeza de que são muitas as vantagens do método construtivo.

2 – O comportamento das estruturas de madeira é previsível em caso de incêndios

Uma casa construída com estrutura de madeira é normalmente protegida por revestimento interno e externo. A madeira mantém a sua integridade estrutural por um longo tempo.

Henry Street House (Foto: Trevor Mein)

3 – A madeira é durável e pode ser tratada

Em áreas sujeitas ao ataque de cupins, é importante instalar um sistema que barre o inseto. Isso ocorre porque, independentemente do material usado para a estrutura da casa, os cupins ainda podem ir atrás de outros produtos como marcenaria e gesso cartonado. Eles também podem causar danos ao cabeamento elétrico. Hoje em dia, em áreas sujeitas a ataque de cupins, usa-se a madeira tratada com segurança para resistir aos cupins.

4 – É simples fazer instalações em estruturas de madeira

As estruturas de madeira podem ser facilmente perfuradas para instalar cabos hidráulicos e elétricos, ao contrário de alguns materiais que exigem amortecedores para proteger o isolamento do cabo durante a instalação e limitar os danos de longo prazo ao encanamento devido à expansão e contração ou corrosão.

5 – A madeira é um bom isolante

A madeira ajuda a isolar a casa, porque ele não age como uma “ponte térmica”, conduzindo energia (calor) de um lado a outro da parede.

International House Sydney (Foto: The Guthrie Project)

6 – Recurso renovável e responsável

A maior parte dos recursos madeireiros usados na Austrália tem um ou mais certificados de origem endossados pelo maior sistema de certificação do mundo, o Forest Stewardship Council (FSC). Isso significa que a madeira foi produzida de maneira ambientalmente responsável e sustentável.

7 – Baixa energia incorporada

A madeira é o produto utilizado na construção civil que menos consome energia para ser produzido.

8 – Fixação do carbono na atmosfera

Escolher madeira é uma forma de retirar do ambiente os gases que causam o efeito estufa. Aproximadamente metade do peso da madeira é carbono, absorvido da atmosfera pelo crescimento da árvore. Ao usar produtos de madeira nas construções, o carbono é fixado enquanto a edificação existir ou enquanto o produto de madeira for reusado ou reciclado.

Victoria Gardens House (Foto:
Shannon McGrath and Anniss Barton)

Por Portal Madeira e Construção com informação de woodsolutions.com.au
Foto em destaque Murray Fredericks

Compartilhe
Voltar para Notícias

Cadastre seu email e receba nossa newsletter