ABNT publica norma para desenvolvimento sustentável

31 de Março de 2017

Regras estabelecem indicadores para orientar e medir o desempenho de serviços urbanos e qualidade de vida nas cidades

 

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou a primeira norma técnica do país relacionada com o desenvolvimento sustentável das cidades. O documento dita a metodologia para um conjunto de indicadores, com o objetivo de orientar e medir o desempenho de serviços urbanos e qualidade de vida.

As regras estão na ABNT NBR ISO 37120:2017 “Desenvolvimento sustentável de comunidades – Indicadores para serviços urbanos e qualidade de vida”. A norma brasileira foi adaptada da ISO 37120:2014 “Sustainable development of communities – Indicators for city services and quality of life”.

O documento foi elaborado a partir da demanda da sociedade e da importância de uma referência nesta área. De acordo com a ABNT, estes indicadores poderão monitorar o progresso do desempenho das cidades na direção de um desenvolvimento sustentável.

A ABNT esclarece que a aplicação da NBR ISO 37120:2017 deve estar em equilíbrio com as normas e legislação vigentes no Brasil, incluindo definições, métricas e métodos de obtenção dos indicadores.

A estruturação da norma técnica foi liderada pela Comissão de Estudo Especial 268 (CEE-268) da ABNT e teve a participação de diversas entidades, como a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Ministério das Cidades, Caixa, Conselho de Arquitetura e Urbanismo, Secovi e universidades, entre outras. A comissão tem como próximos passos produção de documentos relacionados ao sistema de gestão para o desenvolvimento sustentável e às cidades inteligentes.

 

Por Joyce Carvalho com informações da Assessoria para o Portal Madeira e Construção

 

Compartilhe
Voltar para Notícias

Cadastre seu email e receba nossa newsletter