ArchDaily reúne 20 projetos brasileiros que são exemplos de design com madeira

2 de Janeiro de 2019

Site elaborou uma lista de residências que se tornaram destaque com o uso da madeira em revestimentos, fachadas ou estruturas

O ArchDaily, um dos sites mais importantes sobre arquitetura em todo o mundo, reuniu 20 projetos brasileiros nos quais a madeira se tornou protagonista. São exemplos de residência onde este tipo de material aparece como revestimento, cobertura, fachada ou como parte da estrutura da moradia.

Ao anunciar a lista dos 20 projetos escolhidos, o site lembra que a madeira é um dos materiais mais antigos usados na arquitetura, por ser muito versátil, além de sustentável. No caso do Brasil, o artigo do ArchDaily cita que o País tem uma grande variedade de árvores cuja madeira pode ser empregada na construção.

Casa em Florianópolis, projetada pelo escritório Una Arquitetos Foto: Bebete Viégas

O portal Madeira e Construção escolheu o projeto de uma residência em Florianópolis (Santa Catarina) para exemplificar o que foi selecionado para esta lista do ArchDaily. O projeto foi elaborado pelo escritório Una Arquitetos.

A casa tem uma estrutura de madeira pré-fabricada, que pesa menos de 10% do volume total se fosse feita de concreto: 15 toneladas x 115 toneladas. Com este sistema construtivo, houve menor impacto no local, maior qualidade e menor custo, segundo informações dos responsáveis pelo trabalho. A pré-fabricação das peças de madeira para a montagem da casa também garantiram precisão. Tudo o processo foi feito com construtores locais.

Foto: Bebete Viégas

O andar térreo da moradia é totalmente aberto, permitindo atividades ao ar livre. Esta parte da casa abriga salas de lazer e conecta os moradores com a piscina, o mar e o jardim. Neste projeto, a concepção de colunas dá uma ideia de uma casa suspensa, expandindo ainda mais o terraço.

Foto: Bebete Viégas

A lista completa com os 20 projetos brasileiros selecionados pode ser consultada aqui.

Por Portal Madeira e Construção com informações do ArchDaily

Compartilhe
Voltar para Notícias

Cadastre seu email e receba nossa newsletter