Arquitetura e design 100% eco

14 de agosto de 2017

Estúdio Ecoa, de Curitiba, trabalha com o propósito de oferecer ao mercado projetos arquitetônicos e design de mobiliários sustentáveis e que contribuam para o desenvolvimento das cidades e do meio ambiente

O ano era 2011 e o sonho um só: oferecer ao mercado curitibano projetos de arquitetura sustentável e consciente, sem deixar de lado a excelência do design. Com esse desafio nasceu o Estúdio Ecoa. Um escritório de arquitetura, design e engenharia que uniu os arquitetos Fábio Remuska, Luis Andreas Krukoski e Silas Pereira em torno da missão de criar ideias inovadoras capazes de tornar realidade o sonho das pessoas através da execução de obras, produtos e serviços com foco na sustentabilidade, contribuindo para o desenvolvimento das cidades, meio ambiente e da vida.

E a madeira faz parte do dia a dia desses profissionais. Em 2014, o espaço que eles ajudaram a projetar na Casa Cor Curitiba em conjunto com a designer Jane Rocha, o Empório Orgânico para o Spa da Lapinha, foi o vencedor na categoria Sustentável. O espaço explorou as sensações do visitante pelos elementos utilizados, como a textura e o cheiro da madeira, o sabor dos alimentos orgânicos, o som da água e a visão gerada pela série de pórticos em estrutura modular. A proposta foi empregar materiais que poderiam ser reutilizados, provenientes de fontes renováveis, incorporando tecnologias na aplicação e tratamento, com objetivo de minimizar os resíduos gerados para realização do ambiente, durante sua exibição na mostra e até mesmo na desmontagem final.

O detalhamento de projeto desenvolvido pelo Estúdio Ecoa permitiu prazo recorde na montagem da estrutura, pré-fabricada com sistema de encaixes de madeira e precisão milimétrica, executada em minutos sobre gabarito codificado e peças tipo quebra-cabeça, planejadas em modelo 3D e maquete eletrônica. “Como fizemos todo um planejamento prévio, o tempo de montagem foi bastante reduzido, sem gerar resíduos e maiores transtornos para outros ambientes”, lembra Luis.

Mobiliários

Atualmente, um dos braços mais atuantes do Estúdio está na criação de móveis residenciais e corporativos. Além de uma linha produzida a partir de reaproveitamento de carreteis e pallets, eles oferecem ao mercado mobiliários em MDF desenhados e cortados digitalmente, garantindo melhor aproveitamento dos painéis, rapidez na montagem e menor chance de erros. São bancos, mesas, cadeiras que podem ser montados totalmente por meio de encaixe, dentro do conceito de “faça você mesmo”.

No ano passado, o estúdio foi responsável por todo o mobiliário da loja e café Bem Integral Alimentos Naturais, localizada no bairro Cabral, em Curitiba. O projeto foi executado em 24 horas.

Uma das novidades para este ano é investir em maquinários para uma marcenaria própria. De acordo com Luis, isso deve contribuir para um controle maior da qualidade, além de reduzir custos e aumentar a agilidade na entrega dos produtos. Os arquitetos pretendem, em breve, estruturar um canal de vendas pela internet. Hoje, é possível fazer encomendas pelo Mercado Livre ou fazer contato direto com o escritório.

Conheça outros projetos:
www.estudioecoa.com
ESTÚDIO ECOA
Rua Paulo Graeser Sobrinho, 68 – São Francisco – Curitiba – Paraná – Brasil
contato@estudioecoa.com
41  3402.3606

 

Por Juliane Ferreira para o Portal Madeira e Construção

 

P.S.: Nosso agradecimento ao Estúdio Ecoa, que em maio cederam alguns móveis para o estande do Portal Madeira e Construção montando em conjunto com a Revista B.Forest e o site Madeira Total no Encontro da Cadeira Produtiva da Porta (ENCAPP), realizado em Curitiba.

Compartilhe
Voltar para Notícias

Cadastre seu email e receba nossa newsletter