“Asa de águia”, com Madeira Laminada Colada, vence prêmio internacional de design

19 de outubro de 2018

Projeto Bunjil Place é o grande vencedor do Australian Timber Design Award 2018

Os vencedores anuais do Australian Timber Design Award, um dos mais importantes prêmios que valorizam os projetos com madeira em todo o mundo, foram anunciados no dia 16 de outubro na Austrália. O prêmio máximo foi para o projeto Bunjil Place, elaborado pelo escritório FJMT (Francis-Jones Morehen Thorp) e localizado no distrito de Casey, na região sudeste de Melbourne. A obra foi financiada pelo distrito de Casey e pelo governo australiano.

O Bunjil Place é um edifício multiuso, com foco na cultura e no entretenimento. Abriga uma biblioteca, um teatro e uma galeria de arte, além de ser um ponto de encontro e espaço para eventos, palestras e debates. Considerado como exemplo de novo conceito de edifícios comunitários, o Bunjil Place tem 24,5 mil metros quadrados.

(Foto: Trevor Mein / via ArchDaily)

A área possui, na sua entrada, uma “grade” feita de madeira laminada colada, com a forma de uma águia com as asas abertas, criando um verdadeiro salão, que parece dar as boas-vindas para quem chega. O formato remete ao nome do espaço: Bunjil significa Águia na cultura aborígene. Os responsáveis pelo projeto ainda se inspiraram na obra de arte “O Encontro de Muitos Caminhos”, da artista local Cathy Adams.

“A arquitetura começou a se formar em torno da ideia de um encontro orgânico de muitos caminhos, caminhos literais, mas também caminhos da vida. Este encontro acontecerá sob as asas protetoras e abrigadoras de um grande teto”, relataram os arquitetos ao site do Wood Solutions, da Austrália.

(Foto: Trevor Mein / via ArchDaily)

O espaço foi inspirado nesta tradição, resgatando a cultura aborígene e a origem australiana em meio ao rápido desenvolvimento da região de Melbourne. O  crescimento urbano das cidades residenciais no sudeste da região metropolitana de uma das principais cidades da Austrália implicou na perda de identidade ao longo das décadas. A ideia dos arquitetos responsáveis pelo projeto foi criar um espaço autêntico, gerando uma identidade cultural e resgatando a memória do lugar.

(Foto: Nicole England / via ArchDaily)

No site do Australian Timber Design Award é possível conferir os vencedores em todas as categorias da 19ª edição do prêmio, realizada neste ano.

Por Portal Madeira e Construção, com informações Wood Solutions e do Arch Daily

Foto da capa: John Gollings / via ArchDaily

Compartilhe
Voltar para Notícias

Cadastre seu email e receba nossa newsletter