Bambu é utilizado em projeto de habitação social no México

6 de agosto de 2018

Estrutura pré-fabricada para residência de 60 metros quadrados pode ser montada em apenas sete dias

Um protótipo de uma habitação social em bambu pode ser uma alternativa para as comunidades rurais no México, conforme projeto apresentado pelo Comunal Taller de Arquitectura, um escritório de arquitetura comunitário daquele país que recebeu a medalha de prata no Primeiro Concurso de Habitação Rural Nacional com a iniciativa.

A residência, de 60 metros quadrados, foi erguida em Cuetzalan del Progreso, cidade no centro-sul do estado de Puebla. Ela “surgiu” a partir de uma estrutura pré-fabricada que pode ser montada em apenas sete dias e, por isso, está sendo considerada como exemplo de habitação social que poderia ser replicada em várias regiões.

(Fotos: Onnis Luque / Comunal Taller de Arquitectura / via SustentArqui)

Na casa, as paredes são feitas de painéis de bambu revestidos com um tecido local, chamado de ixtle, usados principalmente para fazer sacos de café. Em seguida, é colocada uma camada de argamassa. Conforme o projeto, as treliças e vigas de bambu ficam expostas acima das paredes para formar o telhado. As persianas e portas também são feitas com bambu. Treliças de tijolos aparecem no projeto para ajudar na ventilação natural e permitir que a fumaça do fogo na cozinha seja facilmente deslocada para fora da residência.

(Fotos: Onnis Luque / Comunal Taller de Arquitectura / via SustentArqui)

O projeto ainda contempla a captação da água da chuva, reaproveitamento da “água cinza” – a água residual de processos domésticos, como da lavagem de roupa e louça – e um biodigestor para o tratamento do esgoto. Os responsáveis pelo projeto também consideraram estratégias bioclimáticas para combater as altas temperaturas da região.

(Fotos: Onnis Luque / Comunal Taller de Arquitectura / via SustentArqui)

Por Portal Madeira e Construção com informações do site SustentArqui e Deezen

Compartilhe
Voltar para Notícias

Cadastre seu email e receba nossa newsletter