4 livros para quem quer aprender mais sobre Madeira

20 de julho de 2018

Quando o assunto é madeira muitas pessoas não sabem por onde começar suas pesquisas. E aqui no portal nosso lema é compartilhar sempre. E a gente sabe que é quase impossível navegar por esse conteúdo e não se apaixonar pelo assunto. Pronto! É um caminho sem volta.  Por isso, para quem quer mergulhar mais fundo selecionamos 4 livros sobre a nossa queridinha, a madeira.

 

  1. Arquitetura em Madeira, Antônio Carlos Zani

São 396 páginas com uma mistura de antropologia e arquitetura. A obra aborda a arquitetura em madeira produzida por carpinteiros migrantes e imigrante do norte do Paraná, que aproveitaram os recursos locais para facilitar e agilizar suas construções. É o retrato de uma era que possui uma linguagem própria, que expressa cultura através da arquitetura em madeira. O livro é rico em imagens que inspiram e retratam a poesia das moradias.

  1. Catálogo de Madeiras Brasileiras para a Construção Civil, WWF

Sabe aquele livro com o selo “obrigatório ter”? É esse! E para melhorar ele está para download bem aqui:

https://www.wwf.org.br/?40242/Catlogo-de-madeiras-brasileiras-para-a-construo-civil

O catálogo reúne o inventário das empresas certificadas e indica espécies de madeira disponíveis no mercado e com a garantia de que estas provêm de operações florestais sustentáveis.

Catálogo de Madeiras Brasileiras para a Construção Civil é um dos produtos do projeto “Desenvolvimento de catálogo de madeiras de uso comercial e estudos básicos para introdução de novas espécies no mercado”, elaborado pelo Centro de Tecnologia de Recursos Florestais – CT- Floresta/IPT por solicitação do WWF-Brasil.

 

 

  1. MADEIRA COMO ESTRUTURA A HISTÓRIA DA ITA – WOOD AS STRUCTURE THE STORY OF ITA

Organização: Marcelo Aflalo

São 18 obras, com fotos, comentários e o desenho dos encaixes estruturais de cada projeto. As imagens já contam belas histórias e para quem está pesquisando e buscando entender mais sobre as possibilidades do uso da madeira o livro é pura inspiração e muitos detalhes.

O livro está esgotado, mas está disponível em versão online aqui: http://www.editoraparalaxe.com.br/ita.html

  1. Madeira: uso sustentável na construção civil

Geraldo José Zenid, Ligia Ferrari Torella di Romagnano, Marcio Augusto Rabelo Nahuz, Maria José – IPT

Uma publicação do Instituto de Pesquisas Tecnológicas, o livro oferece um olhar sobre a importância da madeira de origem legal, tanto para os profissionais da construção quanto para consumidores em geral, o objetivo é incentivar a extração consciente e responsável. A publicação aponta dados sobre o desmatamento e como disseminar conhecimento pode auxiliar toda a cadeia, inclusive, o cidadão comum a perceber que o que acontece na Amazônia pode ser evitado e faz parte do dia a dia dele, mais do que ele próprio imagina.

 

Se você tem uma dica, um livro de cabeceira, ou uma dúvida mande para gente! 😀

Compartilhe
Ver mais Blog

Cadastre seu email e receba nossa newsletter