Mais 4 livros para ampliar suas pesquisas sobre a Madeira

24 de setembro de 2018

Continuando nossa série de dicas de livros, vamos falar sobre mais quatro obras para quem quer aprender mais sobre a Madeira.

Continuando nossa série de dicas de livros, vamos falar sobre mais quatro obras para quem quer aprender mais sobre a Madeira.

Veja aqui os primeiros.

  1. Caderno de Projetos de Telhados em Estruturas de Madeira

Autor: Antonio Moliterno

O livro apresenta um texto prático para auxiliar engenheiros, arquitetos e estudantes dessas áreas, no projeto e cálculo de tais estruturas. O livro tem apresentações muito didáticas e um volume de figuras recheadas de detalhes, tudo para que o leitor tenha de fato a noção de como projetar telhados em estruturas de madeira. A obra tem mais de 200 páginas, mas você pode degustar alguns capítulos neste link no perfil da Editora do Issuu: https://issuu.com/editorablucher/docs/issu_cadernoprojetostelhados4 

  1. Igreja São Miguel Arcanjo – Restauração Arquitetônica, do Instituto ArquiBrasil

Igreja de São Miguel Arcanjo, localizada no município de Mallet (PR), é o primeiro templo ucraniano construído no Brasil, há mais de um século. Ela foi restaurada em 2011 e seu restauro foi descrito em um livro que reúne informações sobre todo o processo. A Igreja de Mallet, como é conhecida, é um registro valioso da imigração ucraniana no Paraná e no Brasil, sua construção foi realizada pela própria comunidade, que utilizou madeira de araucária, árvore típica paranaense. Sua arquitetura é formada por estruturas internas de troncos encaixados e revestimento de madeira em ambos os lados.

Para informações sobre essa publicação você pode entrar em contato com o Instituto ArquiBrasil.

  1. Igrejas Ucranianas – Arquitetura da Imigração no Paraná

Sob coordenação de Key Imaguire Júnior, os arquitetos Fábio Domingos Batista, Marialba Rocha Gaspar Imaguire e Sandra Rafaela Magalhães Corrêa percorreram, em quatro anos, mais de 15 mil quilômetros para registrar mais de 200 templos e entrevistar moradores das comunidades ucranianas. O livro traz um levantamento fotográfico e textual, acrescentado de desenhos e explicações técnicas, sobre as construções que começaram fazendo uso da árvore símbolo do Paraná: o pinheiro.

Mais informações: Instituto ArquiBrasil e Grifo Publicações

  1. Coberturas em estruturas de madeira: exemplos de cálculo

Autores: Carlito Calil Junior, Júlio Cesar Molina

Publicado pela editora PINI, o livro tem cinco projetos completos de cobertura em estruturas de madeira. A publicação apresenta vários exemplos de cálculo de projetos e detalhes construtivos de diferentes sistemas estruturais de coberturas em madeira, respeitando a norma da ABNT NBR-7190/97 – muito útil para os profissionais de projeto e cálculo dessas estruturas.

 

Gostaram das dicas? Conta para gente suas sugestões: contato@madeiraeconstrucao.com.br e inscreva-se para receber mais dicas via newsletter.

Compartilhe
Ver mais Blog

Cadastre seu email e receba nossa newsletter