Por que investir em marketing de conteúdo?

20 de dezembro de 2017

Você já ouviu falar sobre os potenciais benefícios do marketing de conteúdo, mas quando foi a última vez que você realmente investiu nessa estratégia de forma consciente, além de fazer um ou outro post sem periodicidade numa seção chamada “blog” em seu site? Se a resposta for “muito pouco” ou “nunca”, você pode estar perdendo benefícios significativos. O marketing de conteúdo não é uma moda passageira; se implementado corretamente, ele possui um potencial retorno potencialmente demonstrável em comparação com os custos mínimos antecipados.

Ainda assim, se você está preocupado em investir em uma estratégia de marketing de conteúdo, você não está sozinho. Muitos empresários pensam que o marketing de conteúdo não funciona para a indústria deles, mas estão enganados. Você pode pensar que você vai investir em uma estratégia de marketing de conteúdo “algum dia”, ou você pode colocar outras coisas na frente.

Mas o fato é que você tem muito a ganhar investindo em uma estratégia de marketing de conteúdo – e esperar por mais tempo pode realmente te prejudicar. Investir em marketing é obter vendas e novos clientes.

Neste artigo, vamos dar início ao novo projeto aqui do portal Madeira & Construção de trabalhar com produção de artigos e conteúdo com um tom mais leve, educacional e, ainda assim, informativo, sobre o nosso trabalho e como podemos ajudar você a criar sua reputação de marca.

1) O valor do retorno

Primeiro, o marketing de conteúdo tem um ROI elevado, em parte devido a quantas áreas diferentes ele influencia. Considere a amplitude do retorno aqui; Se você publicar e distribuir seu conteúdo em muitos lugares, você verá um retorno na forma de visibilidade da marca, reputação da marca, tráfego de entrada, envolvimento do cliente, retenção de clientes e, claro, conversões e aquisição de clientes.

Qualquer uma dessas áreas tem o potencial de recuperar todos os custos de dinheiro e tempo que gastou na estratégia. Juntos, eles ampliam seus retornos em várias vezes. É uma maneira ideal para maximizar sua eficiência de custo de marketing.

2) Benefícios para outras estratégias

O marketing de conteúdo não acontece no vácuo. Isso afeta ativamente muitas de suas outras estratégias de marketing, nas quais talvez você ainda não participe. Por exemplo, uma estratégia de conteúdo contínua ajudará a gerar mais tráfego de pesquisa orgânica, aumentando a probabilidade de sua empresa aparecer nos resultados de pesquisa para usuários de sua chave demográfica.

Uma boa reputação orgânica ajuda o seu ranqueamento na pesquisa paga também, diminuindo seus custos. É um círculo virtuoso.

Uma estratégia também pode fornecer combustível de distribuição para sua campanha de marketing de redes sociais, dando-lhe conteúdo valioso que você pode postar para seus seguidores – da mesma forma, para suas campanhas de marketing por e-mail. Você pode até usar o seu melhor conteúdo como uma página de destino, para gerar mais conversões em uma campanha de publicidade paga.

3) Diversidade de meios

Hoje, há dezenas de opções de meios e canais de distribuição em uma campanha de marketing de conteúdo. Se você não gosta de escrever artigos, você pode complementar sua estratégia com mais conteúdo visual, como infográficos, vídeos ou tutoriais visuais. Aqui no Portal Madeira & Construção, focamos mais na produção textual – como assessoria de imprensa, branded content, colunas e conteúdos para terceiros.

Se isso também ainda parece não cair bem com sua empresa, você pode realizar entrevistas em vídeo ou usar podcasts para publicar sua marca. Não há praticamente nenhum limite para o que você pode e não pode fazer em uma campanha de marketing de conteúdo. Tudo o que realmente importa é que você forneça algo valioso que seus seguidores e fãs possam consumir.

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4) Oportunidades competitivas

O marketing de conteúdo é um mundo competitivo, e ele só se torna mais competitivo a cada dia. Agora, seus concorrentes mais próximos já podem se envolver em uma estratégia de marketing de conteúdo, capitalizando tópicos, eventos e oportunidades de tendências que você está perdendo por não estar envolvido de forma semelhante.

Se você começar a investir em marketing de conteúdo em breve, essas oportunidades ainda estarão abertas e você ganhará uma vantagem em relação a qualquer competidor que esteja atrasado. Quanto mais tempo você investir em marketing de conteúdo, melhor vantagem competitiva que você terá em geral, então entre no mais cedo possível para maximizar sua posição.

5) Retornos que se acumulam

Falando em começar o quanto antes possível, é importante perceber que o marketing de conteúdo é uma estratégia que oferece retornos cumulativos. Ao invés de uma estratégia de marketing que ofereça um retorno direto e seco do seu investimento – como a publicidade paga faz – o marketing de conteúdo envolve a criação e manutenção de ativos fixos e semi-permanentes.

Assim, sua reputação e “ativos” na web irão aumentar gradualmente ao longo do tempo à medida que você publicar mais conteúdo e, à medida que esses fatores acumulem, o valor de cada peça que você produzirá aumentará, por sua vez. Combinado com o valor recorrente de suas peças anteriores, o valor de sua estratégia de marketing de conteúdo crescerá exponencialmente – então, quanto mais cedo você se envolver, mais rápido você pode ver esse crescimento.

6) Potencial de perda mínima

O marketing de conteúdo exige um investimento de tempo e dinheiro – ainda assim, muito menor do que outras formas de mídia – mas você pode escolher como, e quanto, você investir. Geralmente, quanto mais tempo, dinheiro e esforço você colocar em uma campanha, melhores serão as recompensas que você terá.

Mas se você está apenas começando, você pode investir apenas o básico para minimizar suas perdas potenciais. Um bom exemplo é fazer três posts para você sentir como seu público reage e também começar a ter algum posicionamento no Google, em termos de SEO.

Esta não deve ser uma desculpa para economizar a qualidade do seu trabalho; apenas material de alta qualidade terá um impacto positivo, mas investir o básico deve reduzir a sua relutância em se envolver no marketing de conteúdo mais cedo ou mais tarde.

Conte conosco para investir em marketing de conteúdo.

Não há uma regra que diga que você precisa investir em uma estratégia de marketing de conteúdo e, com muita honestidade, sua empresa provavelmente irá sobreviver sem uma. Mas você realmente quer que seu negócio apenas “sobreviva” em vez de prosperar? Se seus concorrentes estão fazendo isso, então eles estão progredindo mais rápido do que você.

Se seus concorrentes não estão fazendo isso, então você tem uma grande oportunidade de se tornar um influenciador do setor, definindo sua marca à parte em sua indústria. Ao não investir em marketing de conteúdo, você poderia estar sacrificando enormes benefícios potenciais para sua marca. Quanto mais aguardar, mais você perderá, então entre em contato com nossa equipe o mais rápido possível para maximizar seu potencial e entender como podemos trabalhar juntos para aproveitar essa onda que não veio para passar.

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