Ciclo de palestras sobre uso sustentável da madeira

30 de junho de 2016

Eventos serão gratuitos e têm como objetivo ajudar na conservação da Amazônia

O programa Madeira é Legal, que busca promover o uso sustentável da madeira na construção civil, realiza no segundo semestre de 2016, em Brasília (DF), uma série de palestras que terá como objetivo mostrar a arquitetos, engenheiros e urbanistas as possibilidades de uso sustentável da madeira e como esta atitude ajuda na conservação da Amazônia e na diminuição dos prejuízos causados pelas mudanças climáticas.

As palestras serão gratuitas e abertas ao público em geral, mas com foco em estudantes, profissionais e interessados nesses temas. Elas terão início no mês de agosto e serão realizadas no CasaPark Shopping. Estão previstas cinco palestras, a serem promovidas até o fim do ano. O calendário e os convidados palestrantes serão divulgados em breve.

Mensagem

O analista de conservação do WWF-Brasil, Ricardo Russo, afirma que a série de palestras tem como objetivo levar a mensagem do programa Madeira é Legal ao maior público possível. “Hoje sabemos que usar madeira na construção evita a emissão de gases de efeito estufa e isso contribui com a diminuição dos

Ricardo Russo, do WWF-Brasil: "objetivo é levar a mensagem do programa Madeira é Legal ao maior público possível"

Ricardo Russo, do WWF-Brasil: “objetivo é levar a mensagem do programa Madeira é Legal ao maior público possível”

prejuízos das mudanças climáticas. Esta é a nossa principal mensagem e queremos que ela seja espalhada o máximo possível”, explica Ricardo.

O ciclo de palestras é um desdobramento de uma experiência bem sucedida ocorrida no mês de abril. Na ocasião, o CasaPark Shopping, em conjunto com diversos parceiros, promoveu palestras para encerrar a exposição Madeira Sustentável – Arquitetura e Design, que celebrou a obra do arquiteto José Zanine Caldas. As palestras Madeira na Arquitetura do século XXI, proferida por Marcelo Aflalo, e Arquitetura de madeira em Brasília, feita por Roberto Lecomte, foram muito bem recebidas e inspiraram o ciclo de palestras que ocorrerá nos próximos meses.

Saiba mais

O programa Madeira é Legal – um protocolo de cooperação assinado por 23 instituições em 2009 – busca incentivar o uso da madeira certificada na construção civil brasileira.

Entre as diversas ações implementadas pelo programa estão a realização de capacitações para associações de classe, como construtoras e incorporadoras; a promoção de um workshop internacional com produtores da Colômbia; e a realização de um estudo para aperfeiçoar a tributação desta matéria-prima no Estado de São Paulo; o lançamento de aplicativos e publicações; e a oferta de cursos e oficinas e a participação em feiras especializadas.

Mais de 3 mil pessoas, envolvidas diretamente na cadeia produtiva da madeira, já foram capacitadas no uso responsável desta  matéria-prima.

São signatários do programa Madeira é Legal diversas instituições. Entre elas, os governos Estadual e Municipal de São Paulo, o (SindusConSP), a Associação Paulista de Empresários de Obras Públicas (Apeop), a Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA) e o Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (GVCes).

Com informações da Assessoria de Imprensa do WWF-Brasil
Fotos: Divulgação/Shopping CasaPark

Compartilhe
Voltar para Notícias

Cadastre seu email e receba nossa newsletter