Campanha mulheres e madeira

8 de Março de 2017

Iniciativa pretende inspirar mais profissionais a escolherem áreas técnicas 

O Portal Madeira e Construção lançou esta semana, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, a campanha “Mulheres e Madeira: queremos conhecer sua história”. O objetivo é destacar a participação de profissionais que estão envolvidas com essa temática ao longo de todo o mês, em especial aquelas que têm ligação com a madeira.

Apesar dos dados oficiais indicarem que, no Brasil, as mulheres representam 61% do total de profissionais em atividade na Arquitetura, por exemplo, contra 39% de homens, segundo o censo de 2012 do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), uma tendência de queda desses números entre profissionais mais experientes é um sinal de alerta. Dos 41 aos 50 anos, as mulheres são 57,4% e, na faixa acima de 61 anos, 29%.

“Dar visibilidade para o trabalho de mulheres que se realizaram profissionalmente em áreas técnicas é importante para derrubar alguns mitos na relação entre os gêneros”, afirma a editora do Portal Madeira e Construção, Juliane Ferreira.

Os primeiros posts da iniciativa contam um pouco das histórias ZAhade profissionais como a arquiteta Zaha Hadid, primeira mulher a receber a RIBA Gold Medal, o maior prêmio de arquitetura do Reino Unido e, também, a primeira mulher a receber o Prêmio Pritzker de Arquitetura. Um dos últimos projetos de Zaha foi um estádio sustentável e 100% em madeira, projetado para o time inglês Forest Green.

Será possível conhecer a experiência da engenheira civil, Júlia de Marco, que com apenas 23 anos de idade lidera equipes em canteiros de obra na Tecverde Engenharia.

Também receberão destaque as arquitetas Cristina Xavier, premiada na categoria profissional do Prêmio WWF-Brasil/Ebramem no ano passado pelo projeto Vila Taguaí, em Granja Viana, em São Paulo, e Karin Lauer, criadora da Wunder Haus, que utiliza um sistema construtivo que permite construir edificações com mais de um pavimento em madeira e tem projetos inspiradores na serra Gaúcha.

A ação está sendo realizada na fanpage do Facebook do Portal www.facebook.com/madeiraeconstrucao/, usando as hashtags #mulheresnaengenharia #mulheresemadeira ou #mulheresnaarquitetura. Para participar, basta enviar a contribuição em foto, vídeo ou texto inbox ou para o email contato@madeiraeconstrucao.com.br .

 

Por Madeira e Construção

—————————————————————————————————————————————-

“Por um mundo mais sustentável, com mais madeira. Apoie essa ideia!”

 

Compartilhe
Voltar para Notícias

Cadastre seu email e receba nossa newsletter