Campus universitário na Austrália conta com prédio sustentável construído com madeira

4 de Abril de 2019

Edifício para moradia estudantil foi construído com madeira laminada cruzada e segue as premissas das “casas passivas”

Parte dos estudantes do campus Peninsula da Universidade Monash, localizada em Frankston (Austrália), ficará alojada em um edifício residencial sustentável a partir deste ano. O prédio construído no local seguiu uma estratégia de emissões zero de carbono, solicitada pela instituição. O projeto foi desenvolvido por Jackson Clements Burrows e teve um acompanhamento de perto da direção da universidade, que pretendia aliar uma iniciativa arquitetônica marcante com seus objetivos sustentáveis.

O edifício possui seis pavimentos, nos quais estão distribuídos 150 apartamentos, cozinhas comunitárias, salas de jogos e outros espaços de uso comum.

(Foto: Divulgação)

A empresa contratada para realizar a obra, a Multiplex, optou por utilizar a madeira laminada cruzada no projeto. Foi a primeira incursão da empresa neste segmento de madeira engenheirada.

A Multiplex cita, em seu site, uma série de desafios enfrentados durante a construção, incluindo a aquisição da CLT na Itália e a entrega do produto no local da construção em um cronograma apertado. A empresa ainda revelou que a estrutura de madeira engenheira começou a ser montada logo após a conclusão da base de concreto e foi finalizada em 10 semanas.

(Foto: Divulgação / Multiplex)

A construção foi projetada para receber a certificação Passivhaus, do Passive House Institute. Trata-se do conceito de “casas passivas”, com baixo consumo de energia, alto desempenho energético e alto nível de conforto para os usuários do espaço. O Passivhaus é uma das principais certificações neste segmento.

Uma das medidas adotadas para isto foi a instalação de painéis fotovoltaicos, para a geração de energia no próprio prédio e a redução drástica de emissões de carbono operacionais. A edificação também conta com estrutura para a captação da água da chuva.

Por Portal Madeira e Construção com informações do Make it Wood e Multiplex

Compartilhe
Voltar para Notícias

Cadastre seu email e receba nossa newsletter