Casa de brinquedos em wood frame é doada a projeto social no Paraná

18 de dezembro de 2017

Espaço está sendo utilizado também para ajudar a construir a identidade das crianças

Uma casa de brinquedos em wood frame, construída durante o 4º Simpósio Madeira & Construção em setembro, foi doada pela Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (Apre) ao projeto Manancial, que desenvolve atividades socioeducativas com crianças de cinco a 14 anos de Guarituba, bairro carente em Piraquara, região metropolitana de Curitiba (PR). A montagem da casa foi feita no local por alunos da Faculdade Estácio de Curitiba, profissionais da Tecverde e voluntários do Manancial. O grupo fez também uma revitalização do espaço. O projeto foi coordenado pela professora Janice Bernardo e desenvolvido e executado por Kastner Drewello e Frederico Oliveira, em parceria com Silvio Prizibela, coordenador do curso de Arquitetura da Estácio de Curitiba.

Para Ailson Loper, gerente executivo da Apre, é gratificante para a Apre poder colaborar com um projeto tão importante, que realmente faz a diferença na vida das crianças que precisam. “A doação é uma forma de contribuir com a comunidade e com aqueles que precisam. Ao mesmo tempo, temos a chance de mostrar à população as técnicas sustentáveis de construção com madeira e de apresentar os benefícios do uso da madeira na construção civil. Ter contato com uma casa construída em wood frame pode ajudar a quebrar o preconceito das pessoas e fazer com que elas identifiquem que é possível, sim, ter uma residência resistente e de qualidade com a madeira como matéria-prima principal”, reforça Loper.

A casinha, segundo Felipe Motin, gestor de projetos do Manancial, tem sido utilizada para fins lúdicos e recreativos, mas também como uma forma de construção da identidade das crianças. De acordo com ele, o bairro Guarituba, em Piraquara, onde o projeto está inserido, é uma das maiores áreas de ocupação de Curitiba e Região Metropolitana, e as crianças vivem em locais com vários riscos. Por isso, o gestor destaca que a casa em wood frame veio com a proposta de reforçar a identidade de habitação e de estrutura dentro do processo de desenvolvimento da criança, tanto social, como pedagógico.

“Dentro da oficina de artes e de valores, criamos uma proposta de fortalecimento da identidade e da relação que a criança tem consigo mesma e com as pessoas ao seu redor, principalmente a família. Dessa forma, a casa serviu como espaço de construção de identidade social. Algo que nos emocionou bastante é que as crianças começaram a brincar na casinha e estabelecer um espaço delas ali dentro. Percebemos que elas encontravam o seu espaço lá, ludicamente num papel ativo de estruturação de família e de identidade. Por isso, tentamos alinhar a casa ao nosso processo pedagógico, para ter mais do que um fim somente de recreação. Pretendemos continuar ano que vem”, completa Motin.

Para saber mais sobre o projeto
Projeto Manancial
Endereço: Rua São José, nº 62, Guarituba – Piraquara (PR)
Contato: manancialesperanca@hotmail.com
www.manancialesperanca.org

Por Maureen Bertol para o Portal Madeira e Construção

Compartilhe
Voltar para Notícias

Cadastre seu email e receba nossa newsletter