Casa Cor Santa Catarina: varanda apresenta benefícios da madeira

16 de outubro de 2017

Mostra começou no dia 10 de setembro e vai até o dia 22 de outubro

Um dos espaços da Casa Cor Santa Catarina, mostra de arquitetura, design e paisagismo, procura exaltar a madeira e as inúmeras possibilidades de utilização do material na construção. A Bolsoni Construtora criou no evento a Varanda Bolsoni, utilizando o Laminated Veneer Lumber (LVL), um tipo de madeira engenheirada de alta resistência aplicada em estruturas definitivas e que chegou há pouco tempo no Brasil, trazida pela Ekomposit, empresa catarinense. Para o projeto arquitetônico da varanda, a inspiração foi a Casa Conceito do Green Building Council Brasil, que ficou em exposição no Green Building Brasil Expo no ano passado. O evento, que tem 28 ambientes, vai até o dia 22 de outubro, no imóvel histórico da Irmandade do Divino Espírito Santo (IDES), em Florianópolis.

“Escolhemos uma varanda, porque quando ela é bem projetada, acaba se transformando numa extensão da casa. Nosso intuito foi trazer o pessoal de dentro da Casa Cor para a varanda. Esse, inclusive, é um dos conceitos de sustentabilidade: trazer o ocupante de dentro para fora, para que ele possa interagir com o meio ambiente. Com isso, queremos mostrar às pessoas que é possível, sim, construir com madeira, já que a tecnologia empregada nesse material é muito maior que a do aço e do concreto, por exemplo. Isso ajuda a quebrar um pouco do preconceito que as pessoas têm”, revela Fernando Bolsoni, diretor da Bolsoni Construtora e especialista em construção sustentável.

Na exposição, o diretor apresenta aos visitantes alguns benefícios da construção com madeira, como a questão da sustentabilidade, do aumento de produtividade na obra, redução de resíduos, diminuição dos custos, entre outros. Ele também fala sobre o uso da madeira engenheirada, que é uma inovação no Brasil, apesar de já estar sendo utilizada em outros países ao redor do mundo desde a década de 1970. Promover o uso da LVL também foi um dos objetivos da Bolsoni Construtora, pois o material aumenta a resistência da obra. “Para os entusiastas da construção sustentável, a chegada desta madeira engenheirada é um motivo para comemorar, já que viabiliza muito nossa construção. As madeiras são resistentes e tratadas e foram criadas para substituir o aço e o concreto na construção”, explica.

Além disso, Bolsoni conta também que no espaço na Casa Cor Santa Catarina, ele está apresentando um novo conceito que está sendo trabalhado pela construtora: o de construções sustentáveis que atinjam energia zero. Para isso, a empresa está realizando projetos voltados para a eficiência energética, a fim de reduzir o consumo de energia nas residências.

Todo o projeto da varanda está trazendo um resultado interessante para a empresa, na avaliação do diretor. Segundo ele, muitos visitantes não conheciam estruturas de madeira, o que chamou a atenção para o espaço. “O espaço na Casa Cor Santa Catarina está servindo para que possamos mostrar a madeira engenheira, seus diferenciais, bem como as construções com madeira que já foram feitas no mundo inteiro e a possibilidade de se construir prédios com madeira. Antes, quando falávamos em estrutura de madeira, todos pensavam somente em casas pré-fabricadas e, por isso, o preconceito era muito grande”, avalia.

Além da Varanda Bolsoni, a construtora também executou diversas obras dentro do evento, sempre utilizando o LVL da Ekomposit. Segundo o diretor, tudo isso é importante para mostrar que a madeira é capaz de trazer inúmeros benefícios para a construção civil, como a possibilidade de diminuir os gases do efeito estufa, já que a madeira tem menos energia incorporada e absorve o CO2.

“Esse foi um dos motivos que me fez olhar com mais atenção para a madeira, que é uma solução não só para a sustentabilidade, como também para o aumento da produtividade. Conseguimos acelerar o processo de obra, o que pode ajudar, por exemplo, no déficit habitacional do Brasil. Além disso, teremos uma obra com menos resíduos. Morei em vários países ao redor do mundo e, na maioria, a madeira é utilizada em cerca de 90% das casas. Não existe o preconceito que enfrentamos aqui. Precisamos mostrar que basta saber utilizar a madeira para ter o melhor material à disposição”, completa.

Serviço
Casa Cor Santa Catarina
Local: Prédio histórico da Irmandade do Divino Espírito Santo (IDES), Praça Getúlio Vargas – Florianópolis (SC)
Horários: terça a sexta, das 15h às 21h; sábados e feriados, das 13h às 21h; e domingo, das 13h às 19h
Informações: https://casacor.abril.com.br/mostras/santa-catarina/

Por Maureen Bertol para o Portal Madeira e Construção
Fotos: Fernando Bolsoni

Compartilhe
Voltar para Notícias

Cadastre seu email e receba nossa newsletter