Chile inaugura torre experimental de madeira com tecnologia antissísmica

20 de dezembro de 2018

Prédio de seis andares foi uma iniciativa do governo chileno em parceria com o Centro de Inovação em Madeira de uma universidade

Um prédio de madeira de seis andares foi inaugurado em novembro deste ano na região de Valparaíso, no Chile. Trata-se da Torre Experimental de Peñuelas, desenvolvida pelo Ministério da Habitação e Desenvolvimento Urbano e pelo Centro de Inovação em Madeira da Universidade Católica-Corma (CIM-UC).

A estrutura é antissísmica, sendo a primeira do gênero do Chile. Ela será investigada e observada durante 18 meses por especialistas, que vão obter a maior quantidade de informações possíveis sobre o comportamento do edifício, que foi construído na Reserva Nacional do Lago Peñuelas.

(Foto: Reprodução / Madera y Construcción)

O primeiro andar do edifício abriga uma sala de exposição e vídeos educacionais sobre o projeto. Entre o segundo, terceiro e quarto andares estão destinados propriamente para a investigação do comportamento físico ambiental do prédio. Já o quinto andar é uma espécie de “apartamento piloto”, um studio 18 metros quadrados, para que os visitantes tenham a experiência de viver em um edifício de madeira. O último andar é um mirante para a Reserva Nacional do Lago Peñuelas.

Na ocasião da inauguração do prédio – considerado o maior construído em madeira atualmente na América Latina -, o diretor do Centro de Inovação em Madeira da Universidade Católica-Corma, Juan José Ugarte disse que o projeto vai permitir uma série de importantes avaliações.

(Foto: Reprodução / Madera y Construcción)

Entre elas estão medir cientificamente o conforto ambiental do edifício de madeira (por meio do ambiente montado no quinto andar do prédio que remete à experiência de viver em um prédio como este), verificar o nível alcançado em eficiência energética, conferir a capacidade da estrutura para responder a terremotos e ainda realizar a análise econômica de seus processos industriais de fabricação e montagem.

A torre inaugurada em novembro foi a primeira do projeto, que contempla outras duas. Uma das estruturas será construída com madeira laminada cruzada (CLT). Mais informações sobre a iniciativa podem ser consultadas aqui.

(Foto: Reprodução / Madera y Construcción)

Por Portal Madeira e Construção com informações do site Madera y Construccion e CIM-UC

Compartilhe
Voltar para Notícias

Cadastre seu email e receba nossa newsletter