Começa a segunda edição do Woodrise

30 de setembro de 2019

O congresso internacional, que este ano acontece em Quebec, no Canadá, tem como foco as construções de edifícios em madeira

Começou nesta segunda-feira, 30, na cidade de Quebec, no Canadá, a segunda edição do congresso internacional Woodrise 2019, evento promovido pelo Instituto Francês de Tecnologia para os setores florestal e de mobiliário (FCBA), e FPInnovations, do Canadá. A primeira edição do evento foi realizada em 2017 em Bordeaux, na França.

O engenheiro civil especialista em estruturas de madeira e colunista do Portal Madeira e Construção, Guilherme Stamato, participa do evento que segue até o dia 4 de outubro e vai compartilhar com os leitores do site as principais novidades deste ano.

Os cerca de 800 inscritos presentes à abertura do congresso assistiram a cerimônia de purificação realizada por um representante indígena canadense. Ao som de tambor, a mensagem falou sobre a necessidade das pessoas se reconectarem à natureza.

Com o tema central Construindo nossas cidades para as gerações futuras, o evento está focado em posicionar a madeira como um material de construção possível de reduzir a pegada ambiental urbana por meio do sequestro de carbono, além de promover alianças e colaborações internacionais que são essenciais para que a madeira contribua para a luta contra as mudanças climáticas em todo o mundo.

Na avaliação de Stamato, a principal mensagem da abertura e que deve dar o tom de toda a programação da semana foi a do presidente e CEO da FPInnovations, Stéphane Renou. O chairman afirmou que para que possamos mudar o conceito de construção e diminuir o impacto da pegada de carbono é preciso uma colaboração mútua de todos que trabalham com madeira, desenvolver novas soluções, dar as mãos e encarar os novos desafios. “Somos movidos por desafios e é encarando os desafios e buscando soluções que vamos conseguir desenvolver as construções em madeira não só no Canadá, mas em todo o mundo”, declarou.

Também participaram da abertura Pierre Dufour, ministro das Florestas, Vida Selvagem e Parques (Quebec); Doug Donaldson, ministro das Florestas, Terras, Operações de Recursos Naturais e Desenvolvimento Rural (British Columbia); Christyne Tremblay, vice-Ministra de Recursos Naturais do Canadá; Christophe Mathieu, diretor executivo do FCBA Technology Institute; membros da indústria e delegados internacionais.

Por Juliane Ferreira com informações de Guilherme Stamato e Assessoria de Imprensa Woodrise 2019
Fotos Guilherme Stamato

Compartilhe
Voltar para Notícias

Cadastre seu email e receba nossa newsletter