Como adquirir portas certificadas de madeira

1 de agosto de 2017

Orientações estão disponíveis em novo site do Programa Setorial da Qualidade de Portas de Madeira para Edificações

O Programa Setorial da Qualidade de Portas de Madeira para Edificações (PSQ-PME) lançou um novo site – www.psqportas.com.br – que facilita a busca por portas de madeira que estão de acordo com as normas técnicas da ABNT. A ferramenta disponibiliza para o mercado um sistema que permite a busca por empresas, produtos e certificações de acordo com a NBR 15930-2 – Portas de madeira para edificações – Requisitos, NBR 15281 – Portas corta-fogo para entrada de unidades autônomas e de compartimentos específicos de edificações – e ISO 10140-2:2010 – Acoustics – Laboratory measurement of sound insulation of building elements – Part 2: Measurement of airborne sound insulation. É possível também acessar uma tabela completa, com todas as informações, que é atualizada constantemente. Destinado para projetistas e profissionais que especificam produtos de um projeto, o site traz ainda um roteiro apresentando nove passos para a especificação por desempenho.

Além disso, é possível encontrar informações sobre as etapas da certificação e o andamento do trabalho para desenvolvimento das partes da norma técnica para requisitos de desempenho adicionais, instalação e manutenção. No menu publicações, o visitante tem acesso às publicações lançadas pelo programa, como as edições das revistas especiais sobre portas e o catálogo técnico.

PSQ-PME

Com abrangência nacional, o Programa coordenado pela Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci) reúne e representa os fabricantes de portas de madeira do Brasil, atuando em várias ações que visam o fortalecimento do segmento e o atendimento dos requisitos estabelecidos nas normas brasileiras vigentes.

Entre os principais objetivos da iniciativa estão o de promover a isonomia competitiva entre os fabricantes, por meio da conformidade técnica, adequando o desempenho dos produtos às normas existentes, estimular a melhoria continua, agregar valor às marcas e dar garantias ao consumidor final.

Desde 2014, é possível encontrar no mercado portas com a certificação da ABNT. São produtos que atendem à Norma Brasileira NBR 15930. As folhas de portas certificadas passam por um rigoroso controle de qualidade de produção, que inclui testes físicos e mecânicos de avaliação do desempenho realizados pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) de São Paulo.

 

Por Juliane Ferreira para o Portal Madeira e Construção

Compartilhe
Voltar para Notícias

Cadastre seu email e receba nossa newsletter