Concurso para residências em condomínio na região de Campos do Jordão (SP) contemplou uso da madeira

7 de Janeiro de 2019

Proprietários de lotes vão escolher as suas casas entre as propostas selecionadas

A Companhia dos Mellos, empresa que vai construir o Condomínio Vila dos Mellos na região de Campos do Jordão (São Paulo), promoveu um concurso público para escolher cinco projetos de “residências modelo”, todas feitas em madeira. Os proprietários de cada um dos 101 lotes do empreendimento poderão escolher as suas casas a partir das cinco propostas selecionadas, dentro de um conceito de construção racionalizada. Também há variações de plantas, seguindo a linha de um mesmo projeto.

Os vencedores do concurso – organizado pela Escola da Cidade, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo – estabeleceram a madeira como matéria-prima para as residências. Os projetos utilizam a madeira laminada cruzada e a madeira laminada colada, entre outros produtos da indústria da madeira.

O projeto de Denis Joelsons e Gabriela Baraúna Arquitetos prevê o uso de madeira laminada cruzada (CLT) na estrutura da residência, além de parte em woodframe. O projeto ainda contempla a instalação de deck de madeira.

projeto de Denis Joelsons e Gabriela Baraúna Arquitetos (Foto: Reprodução / Escola da Cidade)

No projeto do escritório JPG.ARQ, a estrutura primária da residência será feita com madeira laminada colada, “atendendo aos princípios estéticos e econômicos” dispostos no edital do concurso, conforme explicou a equipe responsável pela proposta. Parte do acabamento terá painéis de CLT.

Projeto do escritório JPG.ARQ (Foto: Reprodução / Escola da Cidade)

A madeira laminada cruzada também aparece na proposta do escritório Projeto Paulista de Arquitetura. Este tipo de material será aplicado em conjunto com a madeira laminada colada. São paredes externas de CLT, com vidas de MLC, que apoiam telhas termo acústicas metálicas. O revestimento terá madeira de pinus.

Proposta do escritório Projeto Paulista de Arquitetura (Foto: Reprodução / Escola da Cidade)

No projeto da Andrade Morettin Arquitetos, a estrutura da casa terá madeira laminada colada, com telhas metálicas termo isoladas. Outro tipo de produto de madeira que aparece nesta proposta são chapas de MDF, revestido de formica branca.

Projeto da Andrade Morettin Arquitetos (Foto: Reprodução / Escola da Cidade)

O escritório AR Arquitetos propôs o uso da madeira laminada colada, placas de OSB e piso para deck de madeira, além de outros elementos.

Projeto do escritório AR Arquitetos (Foto: Reprodução / Escola da Cidade)

Os detalhes de cada projeto podem ser conferidos no site da Escola da Cidade, clicando aqui.

Por Portal Madeira e Construção com informações do ArchDaily e Escola da Cidade

Compartilhe
Voltar para Notícias

Cadastre seu email e receba nossa newsletter