Conferência Internacional em Curitiba

6 de Março de 2016

59ª Convenção Internacional da Society of Wood Science and Technology irá debater benefícios da construção com madeira

A 59ª Convenção Internacional da Society of Wood Science and Technology (SWST – Sociedade da Ciência da Madeira e Tecnologia em tradução livre), que será realizada de 06 a 10 de março, no Salão de Atos da Prefeitura Municipal de Curitiba, localizado no Parque Barigui, terá como tema geral “Recursos florestais e produtos: movendo-se em direção a um futuro sustentável” – em tradução livre.

De acordo com os organizadores da conferência, Curitiba foi escolhida como sede por ser uma cidade moderna, com hotéis, restaurantes e centros de conferência, e de fácil acesso. Além disso, o apoio do turismo da cidade e da Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (Apre) foi fundamental. Victoria L. Herian, diretora executiva do SWST, contou que a organização também esteve na cidade em 2014 visitando a Universidade Federal do Paraná, e foi quando começaram os planos para que Curitiba recebesse a convenção. Victoria também contou que a entidade queria fazer novamente um encontro na América do Sul, já que o último neste continente aconteceu em 2008, no Chile.

“Esperamos receber nessa 59ª edição cerca de 100 participantes de todo o mundo. Estamos muito animados para aprender sobre a indústria florestal sul-americana e também compartilhar notícias e pesquisas de todas as partes do mundo com os visitantes da América do Sul”, revela a diretora executiva.

O programa da 59ª Conferência do SWST já está quase finalizado e estará disponível no site oficial do evento – www.swst.org – até o fim de dezembro. No dia 06 de março, os participantes vão se reunir no Centro de Convenções do Hotel Bourbon para a cerimônia de abertura. A partir do dia 07, o evento será dividido em sessões técnicas, que tratarão dos seguintes temas: estruturas sustentáveis de madeira; ciência lignocelulósica: materiais e propriedades; comercialização e utilização de produtos florestais; biomassa e bioenergia; química verde, produtos químicos e biocompósitos.

A programação inclui ainda visitas a estruturas de madeira sustentáveis e a espaços culturais de Curitiba no dia 9 e uma sessão conjunta com o Encontro Brasileiro em Madeiras e em Estruturas de Madeiras (Ebramem) no dia 10. Sudipta Dasmohapatra, professora associada da NCSU e presidente do Conselho do SWST, adianta que o orador principal da conferência será Juscelino Portela, da Portela de Woods, que vai trazer uma ampla visão sobre as oportunidades e desafios com relação aos recursos florestais e produtos no Brasil. A cerimônia e o jantar de encerramento serão realizados na KF Grill.

“Esperamos que a conferência possa conectar pesquisadores, profissionais da indústria e estudantes de vários países nas áreas de produtos florestais e de materiais lignocelulósicos. Queremos incentivar as pessoas de Curitiba, Brasil e América do Sul a participarem desta conferência e também conhecerem a cidade”, destaca Sudipta.

Para Carlito Calil Jr, professor da Universidade de São Carlos e um dos idealizadores do Ebramem, ter um evento desse porte no Brasil traz entrosamento aos profissionais e pesquisadores brasileiros com a finalidade de melhorar a cultura de utilização de madeira na construção civil.

“As pessoas que participarão do evento vivem o dia a dia da construção com madeira. Eles virão para cá e verão que a maioria das casas é de alvenaria. Isso é importante para que façam investimentos nessa área de madeira com os industriais brasileiros. O encontro também vai promover uma boa relação entre esses industriais, os pesquisadores e professores brasileiros e estrangeiros. Por isso, o setor só tem a ganhar. A tecnologia lá fora é muito avançada. Existem produtos engenheirados da madeira no exterior, mas que ainda não existem no Brasil. Com essa convenção, os pesquisadores e industriais brasileiros vão conhecer os novos produtos e as vantagens para a utilização na construção civil. Tudo pode ser usado aqui; é só mudar a questão cultural”, completou o professor.

Para saber mais informações, acesse o site oficial do evento: www.swst.org/meetings/AM16/about/index.html

 

Por Maureen Bertol

Compartilhe
Voltar para Notícias

Cadastre seu email e receba nossa newsletter