Curso de estruturas em wood frame na UFSCar

5 de julho de 2018

Capacitação foi formatada tanto para apresentar o sistema construtivo quanto para a atualização dos profissionais da área

O wood frame será tema de um curso no Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), entre os dias 15 de setembro e 1º de dezembro deste ano. A capacitação vai aprofundar os conhecimentos dos participantes sobre a madeira e seu uso em estruturas e neste tipo de sistema construtivo. As inscrições já estão abertas.

Segundo informações divulgadas pela organização, a oferta do curso vai atender os profissionais que pretendem se atualizar quanto ao wood frame e também o apresentará para aqueles que ainda buscam informações sobre o sistema construtivo que tem a madeira como foco principal. Serão 42 horas/aula de atividades.

O conteúdo programático prevê disciplinas como a anatomia da madeira e seu comportamento estrutural; tratamento e preservação da madeira; novas tecnologias no uso da madeira em estruturas no mundo e tendências no Brasil; criação e evolução do woodframe; Diretriz SINAT 005 e atendimento aos requisitos da Norma de Desempenho NBR 15.575; dimensionamento estrutural de construções em wood frame: normas utilizadas e roteiro de dimensionamento; apresentação gráfica de projetos de wood frame; e montagem de um modelo, como atividade prática.

As aulas serão realizadas aos sábados, das 8h às 12h e das 13h30 às 16h30. Compõem o corpo docente o professor doutor Almir Sales, do Departamento de Engenharia da UFSCar; professor doutor Guilherme Stamato, diretor-executivo da Stamade Projeto e Consultoria em Estruturas de Madeira; e o engenheiro Jairo Ribas Andrade Junior, diretor administrativo da Stamade e que possui Mestrado em Estruturas, com ênfase em estruturas de madeira.

Informações sobre investimento e inscrições estão disponíveis no site woodframe.faiufscar.com.

Por Portal Madeira e Construção

Compartilhe
Voltar para Notícias

Cadastre seu email e receba nossa newsletter