Curso ensina como especificar e comprar madeira no setor imobiliário

19 de Abril de 2018

Destinado aos profissionais de construtoras e incorporadoras, arquitetos e engenheiros, curso aborda questões como garantia e validação de informações da origem na compra de produtos madeireiros

A Universidade Secovi promove entre 8 e 17 de maio o curso “Madeira no setor imobiliário: especificação, compra e identificação”. A iniciativa, uma parceria entre o Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais (Secovi – SP), o FSC Brasil e o Centro de Tecnologia de Recursos Florestais do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), irá abordar temas como especificação de espécies com características adequadas ao uso, compra do produto especificado no projeto, identificação e validação no recebimento e garantia de origem. O curso será ministrado na sede da universidade e também por transmissão simultânea.

Podem participar profissionais de construtoras e incorporadoras, arquitetos e engenheiros. “A sustentabilidade de um setor só se torna viável com o comprometimento de todos os elementos da sua cadeia produtiva. E o setor da construção civil paulista tem o poder econômico para direcionar o mercado nacional ao uso sustentável da madeira”, diz Ligia Ferrari T. di Romagnano, diretora do centro do IPT.

Para Carlos Borges, vice-presidente de Tecnologia e Sustentabilidade do Secovi – SP, o caminho para a construção sustentável é irreversível e a capacitação dos profissionais de incorporadoras e construtoras é essencial. “O tema é pouco abordado no mercado. As empresas precisam adquirir conhecimento sobre madeira legal”, afirma.

O curso vai apresentar diferentes tipos de desempenho da madeira, as origens e forma de produção da madeira nativa e da madeira plantada, o funcionamento do mercado madeireiro, a maneira de mitigar riscos de imagem e como comprar o tipo de madeira apropriado de modo seguro e com garantia de origem responsável. O programa inclui ainda abordagem sobre a importância da sustentabilidade na construção civil, as vantagens do consumo da madeira, as novas tecnologias, certificações e o manejo de baixo impacto.

“O setor da construção civil é o maior consumidor de madeira tropical do país”, completa Aline Tristão, diretora-executiva do FSC Brasil. “É fundamental que ele busque a origem dos produtos que compra e se una em prol de políticas públicas que favoreçam as boas práticas no setor”.

Serviço
O curso ‘Madeira no setor imobiliário: especificação, compra e identificação’ será realizado entre os dias 8 e 17 de maio (terças e quintas-feiras), das 9h às 12h. As inscrições podem ser feitas aqui ou pelo telefone (11) 5591-1306.

Por Portal Madeira e Construção com informações do Secovi-SP e IPT

Compartilhe
Voltar para Notícias

Cadastre seu email e receba nossa newsletter