Pontes em madeira: palestra vai apresentar possíveis usos

11 de outubro de 2017

Palestra do engenheiro civil Guilherme Stamato, em Santa Catarina, vai apresentar possibilidades do uso estrutural da madeira na construção de pontes

Pontes de madeira para escoamento de toras de reflorestamento, de safra agrícola e para estradas vicinais, soluções econômicas, seguras e duráveis, possíveis com o uso da engenharia e do conhecimento da madeira e de sistemas mistos de madeira e concreto ou madeira e aço. Esses serão alguns dos pontos apresentados durante a palestra do engenheiro civil Guilherme Stamato, da Stamade Projetos e Consultoria em Estruturas de Madeira, sobre pontes em madeira durante o curso promovido pela Associação Catarinense de Empresas Florestais (ACR), nos dias 17 e 18 de outubro, em Ponte Alta do Norte (SC), na fazenda da FRP Florestal.

O evento também vai contar com profissionais para falar sobre estradas e acessos florestais. “É uma grande demanda entre nossos associados e também pelo mercado em geral. Queremos apresentar algumas soluções que possam deixar as operações mais eficazes. A chegada até os módulos de corte prevendo o melhor trajeto para o transporte da carga em área de floresta. Como superar obstáculos físicos, como rios ou córregos”, explica o diretor executivo da ACR, Mauro Murara Jr.

As inscrições podem ser feitas através da secretaria executiva da ACR, com Bruno Ferreira nos telefones: (49) 3521- 7300 / (49) 984 110 844 ou por email: bruno@acr.org.br. As vagas são limitadas.

Stamade

Fundada em 2003, em São Carlos, interior de São Paulo, a Stamade tem como foco de atuação a utilização de técnicas construtivas modernas com estruturas de madeira. Composta por uma equipe de engenheiros especializados em estruturas de madeira, o trabalho da empresa prioriza questões como redução do consumo de madeira, menor tempo de execução garantia de segurança e qualidade ao cliente.

Entre as linhas de atuação da Stamade estão o desenvolvimento de projetos de estruturas de madeira para coberturas adotando todos os critérios da norma de Desempenho NBR 15.575; projetos estruturais e de produção de edificações para sistemas construtivos como wood frame, madeira laminada colada e loghomes; inspeção técnica de projetos de estruturas de madeira em empreendimentos em execução, com revisão de projeto e memorial de cálculo e discussão das melhores soluções técnicas com outras empresas parceiras; inspeção de estruturas de madeira em uso e geração de relatório técnico de manutenção e reparos, bem como projeto de recuperação e retrofit.

Serviço:
Curso “Estradas, pontes e acesso florestais”
17/10 (terça-feira)
13h30 – recepção e cadastramento
14h – Apresentação “Conservação e Manutenção de estradas florestais” – engenheiro Florestal Osmar Kretschek
17h30 – Coffee break e encerramento

18/10 (quarta-feira)
8h30 – recepção
9h – Apresentação “Eco pontes, transposição de obstáculos” – engenheiro civil Fernando César Húngaro
10h – Apresentação “Ponte de madeira” – engenheiro civil Guilherme Stamato
12h – almoço
14h – dinâmica de campo
17h – coffee break e encerramento

Compartilhe
Voltar para Notícias

Cadastre seu email e receba nossa newsletter