Curso online vai abordar estruturas de madeira e wood frame

18 de Fevereiro de 2019

Capacitação será realizada entre os dias 22 e 24 de fevereiro por meio de videoconferência

O engenheiro Carlito Calil Junior vai ministrar o curso Estruturas de Madeira e Wood Frame – Projeto e Dimensionamento, neste mês de fevereiro. A capacitação será na modalidade online e realizada entre os dias 22 e 24, com carga de 16 horas. As inscrições estão abertas.

Engenheiros, arquitetos, alunos de cursos de graduação e pós-graduação em engenharia civil, engenharia mecânica e arquitetura, além de profissionais que executam projetos e obras civis, foram o público-alvo do curso.

Os objetivos são capacitar os participantes na área de estruturas de madeira, desenvolvendo a capacidade de análise, leitura e interpretação de desenhos, conceito de projetos e dimensionamento; e promover uma abordagem interdisciplinar e abrangente do mercado de estruturas de madeira e wood frame, apresentando aspectos técnicos de projeto e construção.

Calil Junior vai abordar a utilização da madeira na construção civil; a utilização da madeira em edificações, em especial o sistema wood frame; ações a considerar em projetos de edificações de madeira; propriedades de resistência e elasticidade dos materiais (madeira serrada, OSB e compensado); classes de resistência; critérios de dimensionamento de peças estruturais de madeira segundo a NBR7190/1997; projeto da NBR7190/2018: peças comprimidas, tracionadas e fletidas; ligações de estruturas de madeira: pregos, projeto e dimensionamento de painéis wood frame de paredes e pisos; Projeto de coberturas industrializadas com ligações com chapas estampadas; detalhes construtivos: isolamentos acústicos, térmicos e hidrofugantes; projeto de uma casa de madeira em wood frame.

Carlito Calil Junior é engenheiro civil com mestrado em engenharia de estruturas e doutorado em engenharia industrial e possui pós-doutorado. Atualmente, é professor titular da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP), diretor do Laboratório de Madeiras e de Estruturas de Madeira (LaMEM), coordenador da Comissão de Estudos CE 02:126.10 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e presidente do Instituto Brasileiro de Madeira e das Estruturas de Madeira.

Além disto, Calil Junior representa o Brasil na International Association of Wood Products Societies (IAWPS)/Japan, na International Association for Bridge and Structual Engineering/USA e na Comissão Ibero-Latinoamericano da Madeira na Construção.

O curso Estruturas de Madeira e Wood Frame – Projeto e Dimensionamento tem investimento de R$ 215,25. Mais informações podem ser obtidas clicando aqui.

Por Portal Madeira e Construção

Foto da capa: Pixabay

Compartilhe
Voltar para Notícias

Cadastre seu email e receba nossa newsletter