Empreendimentos LEED vão ajudar na preservação da Amazônia

20 de Março de 2017

Ação é resultado da parceria entre Green Building Council Brasil (GBC Brasil) e Fundação Amazonas Sustentável (FAS)

O Green Building Council Brasil (GBC Brasil) anunciou uma parceria, neste mês de março, com a Fundação Amazonas Sustentável (FAS) para beneficiar diretamente nove mil famílias que moram em 16 Unidades de Conservação e em 581 comunidades no estado amazonense. A população destes locais receberá apoio para preservação da floresta. Isso acontecerá por meio de doações que virão dos processos da certificação LEED em empreendimentos imobiliários de todo o mundo. A certificação reconhece internacionalmente as construções comprometidas com o meio ambiente.

De acordo com o GBC Brasil, a doação para as comunidades será proporcional à área do edifício em certificação. Os valores podem variar entre US$ 0,05 por m² anuais para edifícios já existentes a US$ 4 por m² para novos edifícios. Os recursos serão integralmente destinados para ações de conservação ambiental e desenvolvimento sustentável das comunidades beneficiadas.

Como contrapartida, o empreendimento recebe um ponto no processo de certificação, que é concedida por meio da pontuação alcançada pelo projeto conforme critérios pré-estabelecidos. “Hoje, temos cerca de 70 mil edificações buscando a certificação LEED em 160 países e é de suma importância relacionar trabalho nas cidades com a preservação das florestas e das populações que residem em áreas que carecem de serviços públicos especiais”, afirma Felipe Faria, diretor executivo do GBC Brasil.

Para ele, “a iniciativa demonstra que sustentabilidade não possui fronteiras e que todos podem contribuir com a preservação e restauração de um dos maiores bens da humanidade, a floresta Amazônica”.

Os interessados em ajudar a FAS e seus projetos podem também contribuir diretamente com a fundação. Mais informações estão no site www.fas-amazonas.org.

Por Joyce Carvalho para o Portal Madeira e Construção, com informações do GBC Brasil
Foto: GBC Brasil

Compartilhe
Voltar para Notícias

Cadastre seu email e receba nossa newsletter