Escritório premiado por construção com madeira projeta edifício para universidade australiana

11 de Fevereiro de 2019

Será um prédio multifuncional, construído com madeira laminada cruzada e madeira laminada colada

O escritório Tzannes, da Austrália, apresentou um projeto com foco na madeira para a University of New South Wales (UNSW). A iniciativa acontece em parceria com a construtora Lendlease. A instituição apresentou a demanda de um edifício multifuncional para seu campus principal, na região de Kensington, em Sydney. Será um prédio de sete andares, que vai substituir um dos existentes no local e construído em 1959.

O andar térreo terá formato recuado em relação ao restante do edifício para criar um passeio coberto para a circulação de estudantes, professores e funcionários. Os dois andares seguintes serão destinados para salas de aula flexíveis e outras áreas abertas para estudantes. Os demais andares serão usados pelos departamentos da universidade, mas não haverá espaços reservados para uma faculdade específica ou disciplina.

Foto: Tzannes, Lendlease

A escolha dos arquitetos responsáveis pelo projeto foi pela madeira sendo o principal material deste novo edifício universitário. A equipe argumentou que a premissa do design era destacar a madeira como “heroína” por meio da simplicidade, eficiência e clareza em sua expressão. O projeto ainda prevê a aplicação de aço e concreto, mas não foram divulgados outros detalhes do projeto para esclarecer em que segmentos da construção.

A estrutura será feita com madeira engenheirada, precisamente com madeira laminada colada nas vigas e colunas, por exemplo. Os andares e as paredes estruturais serão construídos com madeira laminada cruzada. Todos os elementos externos de madeira previstos no projeto, incluindo uma treliça exposta no primeiro andar do edifício, devem ter como base madeira reciclada.

Foto: Tzannes, Lendlease

O escritório Tzannes tem um grande destaque na Austrália por elaborar projetos com madeira engenheirada, e o edifício na UNSW é mais uma etapa da parceria com a construtora Lendlease. As duas empresas são responsáveis pelo International House Sydney, o primeiro prédio comercial da Austrália construído com este tipo de produto da madeira. Por este projeto, Tzannes conquistou – entre outras premiações – o National Award for Commercial Architecture, dentro do National Architecture Awards 2018.

Por Portal Madeira e Construção com informações do site Architectureau.com

Compartilhe
Voltar para Notícias

Cadastre seu email e receba nossa newsletter