Escritório Verde da UTFPR recebe selo Sesi ODS

18 de outubro de 2017

Prêmio reconhece organizações com boas práticas para o alcance dos objetivos de desenvolvimento sustentável

Eloy Casagrande_escritório verde

Professor Eloy Casagrande na premiação Sesi ODS

O Escritório Verde da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), construído no sistema wood frame, recebeu na noite de ontem, 17, o Selo Sesi ODS, que reconhece, valoriza e divulga as indústrias, empresas e instituições públicas e do terceiro setor com boas práticas para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A universidade concorreu na categoria Instituições de Ensino. O prêmio recebeu mais de 290 inscrições na edição deste ano. Dos 70 finalistas, 14 receberam o prêmio destaque. O ambiente, que funciona como um centro de estudos e laboratório para novos produtos e tecnologias de sustentabilidade, já havia sido premiado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pelo banco Santander.

O Escritório Verde, localizado em Curitiba e construído em 2011, coordenado pelo professor Eloy Casagrande e viabilizado com apoio de mais de 60 empresas, foi a primeira edificação com emissão de carbono igual a zero construída na capital, possível por meio da substituição da alvenaria, que pode emitir até 10 toneladas de carbono, e segundo, com a instalação de painéis e estrutura de madeira (wood frame), que fixa carbono.

O projeto também prioriza o uso de materiais reciclados para isolamento térmico-acústico, esquadria de madeira de floresta plantada com vidros duplos, aproveitamento da luz natural e uso de lâmpadas LED, mais eficientes em economia de energia e durabilidade, e conta com um telhado verde. Além disso, a casa conta com painéis fotovoltaicos, instalados diretamente na rede elétrica, eliminando o uso de baterias, para converter raios de sol em energia elétrica.

 

Economia que vem do sol

 

Por Juliane Ferreira para o Portal Madeira e Construção
Foto reprodução

Compartilhe
Voltar para Notícias

Cadastre seu email e receba nossa newsletter