EUA têm 408 projetos de construções de edifícios em madeira, segundo entidade do setor

16 de agosto de 2018

Balanço foi apresentado pelo Wood Products Council, que fornece apoio para iniciativas no segmento

O Wood Products Council, dos Estados Unidos, apresentou recentemente um balanço que aponta o avanço das construções de edifícios em madeira no país norte-americano. São 408 iniciativas em andamento em todo o território dos Estados Unidos, conforme dados apurados pela entidade em junho deste ano e divulgados no final de julho.

Deste total, 119 são construções já iniciadas ou concluídas. Os outros 289 são projetos ainda em fase de design e desenvolvimento em escritórios de arquitetura e engenharia. A madeira laminada cruzada (CLT) lidera entre o tipo de produto utilizado nos projetos: 124 entre aqueles que ainda estão sendo formulados e 50 entre as obras em andamento ou já entregues.

Conforme o levantamento, as propostas e construções estão espalhadas por todas as regiões dos Estados Unidos. No entanto, há maior concentração dos projetos especialmente nas costas leste e oeste, existindo pouca penetração do uso da madeira na construção civil no interior americano.

Os estados mais adiantados, tanto em projetos quanto em construções em andamento ou finalizadas, são Washington, Oregon, California e Texas. Segundo o Wood Products Council, os projetos são tanto para imóveis familiares quanto para uso comercial ou institucional.

Para a entidade, o edifício em madeira não é mais um conceito usado no restante do mundo e já faz parte da realidade das construções dos Estados Unidos, o que é considerada uma nova fase nesta indústria. O conselho avalia que a “curiosidade se transformou em expertise, e estruturas estão sendo erguidas” e informa que vem dando suporte para esta evolução desde o início.

O Wood Products Council, por meio do programa Wood Works, iniciou em 2015 o serviço de assistência técnica gratuita para vários projetos e a uma série de profissionais, fossem eles arquitetos, engenheiros ou designers, que tivessem interesse em usar a madeira. Este apoio foi crescendo ao longo dos anos, alcançando 158 projetos que tiveram o suporte da entidade, desde o projeto até a construção, em vários tipos de edifício.

Somente no primeiro semestre deste ano, já receberam apoio 127 iniciativas para a construção em madeira nos Estados Unidos. Além disso, o programa também possui atividades educacionais ligadas a esta área.

Confira mais detalhes clicando na imagem:

(Foto: Reprodução / Wood Products Council)

Por Portal Madeira e Construção com informações do Wood Products Council

(Foto da capa: Reprodução / site projeto Framework)

Compartilhe
Voltar para Notícias

Cadastre seu email e receba nossa newsletter