Evolução tecnológica de construção em madeira

29 de Março de 2016

Prezados leitores,

É uma satisfação muito grande assinar uma coluna nesse nosso canal de comunicação entre as tantas pessoas que querem mais informações sobre o uso da madeira, se interessam e desejam utilizar esse material tão atraente, tão puro e tão aconchegante. Me sinto honrado por poder trazer a minha experiência e receber de volta a de muitos profissionais que utilizam a com madeira nas estruturas, os que ainda não utilizam, mas que podem investir nesse material, conhecer técnicas mais modernas de projeto e execução e sentir-se seguro em utilizar a madeira em seus projetos e construções.

Tenho acompanhado um aumento considerável do interesse por estruturas de madeira em todo o Mundo, inclusive no Brasil. Muitas novas tecnologias foram desenvolvidas nos últimos 30 anos, quebrando paradigmas e proporcionando soluções muito interessantes para o uso da madeira. O uso da madeira tem sido cada vez mais pautado pela tecnologia e pelo entendimento de que é o material estrutural mais adequado para vencer o desafio da construção com mínimo impacto ambiental.

Entre as tecnologias que estão despontando no mundo, destaco o Cross Laminated Timber (CLT), que tem causado uma grande revolução nos conceitos e nos limites de verticalização de construções em madeira em todo o mundo, com diversos edifícios já construídos com aproximadamente 10 andares (anteriormente, construções em madeira deveriam obedecer os limites de 4, 5 ou 6 andares dependendo do país).

Outro grande salto de tecnologia de aplica às máquinas CNC de grande precisão de processamento de peças de madeira de grandes dimensões, permitindo a usinagem de peças de dezenas de metros, mantendo a precisão de décimos a centésimos de milímetro. Com essas tecnologias, a ousadia dos projetos de grandes estruturas de madeira laminada colada tem maravilhado os maiores arquitetos da atualizada, resultando em construções de grande impacto em todo o mundo, inclusive no Brasil.

As construções em woodframe também têm evoluído bastante, principalmente em tecnologias para garantir a longevidade e a qualidade do ambiente para os moradores. A industrialização dessas casas também ganhou muito em tecnologia e consequentemente em qualidade, ocupando hoje parcelas de mercado muito significativas, mesmo em países onde não havia a cultura desse tipo de construção. No Brasil esse sistema construtivo em madeira também vem ganhando seu espaço, graças a dedicação de um grupo de empresas e profissionais organizados na Comissão Casa Inteligente, sediada em Curitiba.

As ligações em estruturas de madeira também têm evoluído muito, tanto na possibilidade de entalhes precisos devido à usinagem por CNC, quanto no desenvolvimento de parafusos, e outros conectores com características apropriadas para usos específicos, sempre com foco na maior durabilidade e eficiência da ligação.

Nesta coluna pretendo trazer a vocês essas e outras evoluções técnicas aplicadas às estruturas de madeira, apresentar casos marcantes desses usos, apresentar erros comuns e possíveis soluções alternativas e trazer também a evolução do mercado das construções em madeira no Brasil e no Mundo.

Enfim, bem-vindos todos os apreciadores da Madeira e de seu uso na Construção.

Por Guilherme Corrêa Stamato para Portal Madeira e Construção
Para entrar em contato com o colunista: stamade@terra.com.br
Confira outros artigos deste colunista:

O CRESCIMENTO DO MERCADO DE CONSTRUÇÕES EM MADEIRA NA EUROPA

UM AGOSTO IMPORTANTE PARA AS ESTRUTURAS DE MADEIRA

COMO APROVEITAR MELHOR O POTENCIAL DA MADEIRA DE FORMA ESTRUTURAL?

EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA DE CONSTRUÇÃO EM MADEIRA

——————————————————————————————————————————–——————————

*Todos os conteúdos podem ser reproduzidos, desde que citada a fonte original: Portal Madeira e Construção

Compartilhe
Compartilhe
Voltar para Notícias

Cadastre seu email e receba nossa newsletter