Inaugurado o maior edifício comercial feito de madeira na Austrália

6 de dezembro de 2018

Prédio, localizado em Brisbane, tem 10 pavimentos e 45 metros de altura

O edifício 25 King, projeto pela equipe do escritório Bates Smart, é considerado o maior edifício comercial feito em madeira da Austrália. O prédio, construído na cidade de Brisbane, foi inaugurado no início de dezembro. Atualmente, é o edifício de madeira mais alto da Austrália, conforme informações do site ArchDaily.

(Foto: Tom Roe)

A madeira laminada colada e a madeira laminada cruzada (CLT) compõem a estrutura do prédio, e foram escolhidas pela equipe responsável do projeto a partir de pesquisas sobre as tecnologias de madeira engenheirada existentes que poderiam atender às demandas atuais e futuras do espaço, além de serem sustentáveis.

(Foto: Tom Roe)

Segundo informações do escritório Bates Smart, o sistema construtivo adotado para o projeto resultou na redução de 74% do carbono incorporado, na diminuição de 46% o consumo de energia e queda de 20% no peso da estrutura na comparação ao concreto. O período de construção foi de 15 meses, a partir de pré-fabricação externa.

Dentro do edifício, a madeira usada na estrutura do prédio fica exposta, promovendo um ambiente de trabalho acolhedor e natural, mas ao mesmo tempo moderno. A fachada do prédio é revestida por grandes vidros, maximizando a entrada de luz natural. Conforme a descrição da equipe responsável pelo projeto, a estrutura e os serviços de madeira expostos criam um ambiente de estúdio contemporâneo, que equilibra o bem-estar com o espaço de colaboração criativa.

(Foto: Tom Roe)

O diretor da Bates Smart, Philip Vivian, afirmou que, a cada conclusão de um projeto com madeira, os arquitetos aprendem mais sobre o potencial da CLT como um novo material de construção. De acordo com ele, o 25 King marca uma nova etapa do uso do CLT para o setor da construção civil.

(Foto: Tom Roe)

Por Portal Madeira e Construção com informações do ArchDaily e Bates Smart

Compartilhe
Voltar para Notícias

Cadastre seu email e receba nossa newsletter