Madeira é destaque em estrutura escolar que combina uso de diferentes materiais

5 de novembro de 2018

Projeto na região de Les Roches-de-Condrieu, na França, levou em consideração as características locais

Uma escola que já tem em seu projeto o conceito da diversidade. A estrutura de uma escola infantil na região de Les Roches-de-Condrieu, na França, não está baseada em apenas um pilar e, por isso, se torna exemplo de como diversos materiais podem “conversar”. Um anexo ao grupo escolar foi construído em uma mistura de alvenaria com tijolos de terra crua e ainda contempla uma estrutura de madeira no pátio onde as crianças interagem.

(Foto: Studio Erick Saillet / via ArchDaily)

Segundo a equipe responsável pelo projeto, elaborado pelo escritório Brenas Doucerain Architectes, a arquitetura rural tradicional da região tinha a terra batida como material construtivo e, por isso, este material foi levado para o projeto do anexo da escola infantil. Como os edifícios do grupo escolar, que são do século XIX, foram construídos em alvenaria, a decisão foi fazer uma mistura de alvenaria e os adobes, ou seja, os tijolos de terra crua.

(Foto: Studio Erick Saillet / via ArchDaily)

O anexo foi construído sobre uma base de adobe. A terra também aparece na fachada do prédio, na qual faz uma composição com a madeira. Este material surge em um trabalho diferenciado com as esquadrias e portas. O mesmo “se transporta” para dentro do prédio.

(Foto: Studio Erick Saillet / via ArchDaily)

A madeira também tem destaque em uma grande estrutura, instalada em um pátio externo para a interação das crianças. Ela oferece um espaço coberto e aberto, criando sua forma com o uso de peças de madeira sólida, empilhadas e justapostas e sobrepostas, como um jogo de construção.

(Foto: Studio Erick Saillet / via ArchDaily)

A sua extensão ainda complementa a fachada de outra parte do anexo, dando sensação de continuidade à estrutura de madeira.

(Foto: Studio Erick Saillet / via ArchDaily)

Por fim, a madeira também foi projetada em uma função multiuso: no andar térreo, como cobertura em uma área de refeições; no andar superior, como um grande deck.

(Foto: Studio Erick Saillet / via ArchDaily)

Por Portal Madeira e Construção com informações do ArchDaily

Compartilhe
Voltar para Notícias

Cadastre seu email e receba nossa newsletter