Madeira está no centro de projeto de inovação urbana no Canadá

20 de novembro de 2018

Material foi o escolhido para a criação de um novo bairro em Toronto, que vai unir design e novas tecnologias

A cidade de Toronto (Canadá) quer se transformar em um polo de uma nova indústria mundial: a inovação urbana. Para isso, está desenvolvendo o projeto que se chama Sidewalk Toronto, que visa combinar design urbano inovador e novas tecnologias para criar bairros com melhores níveis de sustentabilidade, acessibilidade, mobilidade e oportunidades para quem vive e trabalha nestas regiões.

O projeto Sidewalk Toronto é realizado em parceria pela Waterfront Toronto – um órgão público canadense criado para a renovação da orla da cidade – e pelo Sidewalk Labs, uma empresa que aplica novas tecnologias para enfrentar os grandes desafios urbanos e que reúne urbanistas de destaque e técnicos que ajudaram no desenvolvimento do Google.

(Foto: Sidewalk Labs)

O programa tem os objetivos de estabelecer uma comunidade completa para a melhora da qualidade de vida da população da região onde a inovação urbana acontece, entre moradores, trabalhadores e visitantes; criar um destino para pessoas, empresas, startups e organizações locais para promover soluções para os desafios que as cidades enfrentam; e gerar modelos para bairros sustentáveis em Toronto e em outras cidades pelo mundo.

Tudo está concentrado na região de Eastern Waterfront, em Toronto – área subdesenvolvida da cidade -, e vai começar com a criação do primeiro bairro nesta parte da cidade, que se chamará Quayside. Conforme divulgação dos responsáveis pelo projeto, será um novo local que combina o melhor do design urbano com o que há de mais recente da tecnologia digital, com o intuito de ultrapassar os desafios dos grandes centros urbanos, incluindo o uso da energia, acessibilidade, gestão de resíduos e transporte.

Área atual (Foto: Sidewalk Labs)

Também será um local que vai contar com edifícios adaptáveis e novos métodos de construção. E é neste contexto que aparece a madeira. Esse foi o material escolhido para ser empregado nas construções do novo bairro. Segundo o programa Think Wood, relacionado à promoção do uso da madeira nos Estados Unidos, a equipe de design do Quayside apostou na madeira no projeto, com o uso de tecnologias em larga escala e sem precedentes.

Dois tipos de madeira engenheirada seriam utilizadas nos projetos inseridos no novo bairro, especialmente a madeira laminada cruzada e a madeira laminada colada. Algumas ilustrações dos projetos – o que foi divulgado até o momento – mostram edifícios de madeira e outras construções usando o mesmo tipo de material. Os prédios vão combinar escritórios, lojas e residências, com vários espaços de uso misto. Inclusive, para ajudar a começar no processo de renovação desta área de Toronto, há a intenção de transferir a sede canadense do Google para a área do Eastern Waterfront.

(Foto: Sidewalk Labs)

A empresa Sidewalk Labs, em um anúncio sobre o projeto canadense, informou que o Quayside começa como um bairro construído inteiramente de madeira maciça, pois é um material de construção sustentável, saudável, forte e resistente ao fogo. No entendimento da empresa, para fazer dar certo, é preciso usar este material e estas tecnologias em todos os lugares. E é isto o que o Sidewalk Toronto pretende fazer nesta intervenção urbana.

(Foto: Sidewalk Labs e Michael Green Architecture)

Em dezembro de 2018 será realizada a quarta audiência pública relacionada à aplicação do projeto na região sudoeste de Toronto. Ele já passou por revisões após outras consultas públicas e trâmites junto às autoridades locais. A expectativa inicial era de que a construção começasse ainda neste ano.

A partir do resultado obtido com a criação do primeiro bairro dentro deste projeto, o Quayside, os responsáveis pelo Sidewalk Toronto vão ampliar a iniciativa aos poucos para o restante do Eastern Waterfront.

(Foto: Sidewalk Labs)

Por Portal Madeira e Construção com informações do Think Wood e do SideWalk Toronto

Compartilhe
Voltar para Notícias

Cadastre seu email e receba nossa newsletter