Madeira garante efeito visual diferenciado em casa paulistana

19 de Fevereiro de 2019

Projeto foi elaborado pelo arquiteto Marcio Kogan, do Studio MK27, com colaboração da arquiteta Samanta Cafardo

A madeira na construção tem uma vasta versatilidade. E, no projeto desta residência em São Paulo (SP), ela ajudou na formação de um ambiente amplo, ainda mais em um imóvel que tinha limitações de tamanho. O terreno é estreito e comprido, com edificações nas laterais. E isto orientou a equipe responsável pelo projeto a realizar aberturas na frente e nos fundos, criando espaços diferenciados e um melhor uso do terreno, garantindo vistas e ventilação no interior da casa.

(Foto: Fernando Guerra | FG+SG)

O projeto foi desenvolvido pelo arquiteto Marcio Kogan, do Studio MK27, em uma parceria com a arquiteta Samanta Cafardo. Quem entra nesta residência, encontra um caminho de pedras em um jardim, direcionando para dois setores.

(Foto: Fernando Guerra | FG+SG)

Uma extensão à esquerda abriga a varanda, a sala de estar, a sala de jantar, outro jardim e o estúdio de música. A extensão da direita traz as áreas de serviço e um pátio que dá acesso à suíte de hóspedes. No piso superior estão as suítes e a sala de tv.

(Foto: Fernando Guerra | FG+SG)

A madeira aparece no projeto para dar o efeito de continuidade e ligação entre as áreas. Os arquitetos optaram pelo uso da ripa de madeira freijó em todas as paredes dos espaços sociais e de lazer, gerando esta sensação e transformando a área coberta em uma grande varanda.

(Foto: Fernando Guerra | FG+SG)

Outra técnica aplicada para isto foi o sistema de recolhimento total dos caixilhos de vidro das salas.

(Foto: Fernando Guerra | FG+SG)

A parte das áreas íntimas da casa também é revestida com madeira, mas trata-se de muxarabi com pintura branca. A fachada possui janelas pivotantes, que ficam imperceptíveis quando fechadas, funcionando como um filtro para a entrada da luminosidade.

(Foto: Fernando Guerra | FG+SG)

Por Portal Madeira e Construção, com informações do ArchDaily

Compartilhe
Voltar para Notícias

Cadastre seu email e receba nossa newsletter