McDonald’s aposta na madeira em revitalização de loja conceito nos Estados Unidos

5 de novembro de 2018

Madeira Laminada Cruzada (CLT) entrou no menu de materiais utilizados pela empresa

O McDonald’s reformulou totalmente a sua loja conceito em Chicago, nos Estados Unidos, e a inaugurou no segundo semestre deste ano com um novo estilo, a partir do projeto elaborado pelo escritório Ross Barney Architects. O espaço foi demolido em 2017 e deu lugar para uma estrutura de madeira e aço, com uma série de elementos sustentáveis.

Segundo o programa Think Wood, que promove o uso da madeira na construção nos Estados Unidos, a Madeira Laminada Cruzada (CLT) foi utilizada no projeto. A madeira foi deixada exposta, fazendo parte do design do espaço. O material também foi utilizado em outros itens da decoração do restaurante.

Foto: Divulgação / McDonald’s e Ross Barney Architects via Dezeen

O edifício, que tem 1.765 metros quadrados, tem a forma externa de um cubo de vidro, o que rendeu comparações às lojas da Apple, segundo a imprensa especializada.

Foto: Divulgação / McDonald’s e Ross Barney Architects via Dezeen

A loja conceito do McDonald’s em Chicago conta com recursos para a economia de energia, como um grande dossel de painéis solares. A estrutura vai além das paredes externas de vidro, e foram criadas para servir como proteção de áreas ao ar livre. A energia gerada ajuda a alimentar luminárias LED e outros equipamentos da loja, entre eles os da cozinha e da ventilação.

Foto: Divulgação / McDonald’s e Ross Barney Architects via Dezeen

O projeto contempla uma cobertura com vegetação, que também se estende para parte da fachada, além um jardim interno. Mais de 70 árvores foram plantadas no entorno do restaurante, incluindo espécies nativas e outras resilientes à seca, em locais com pavimentos permeáveis, com o objetivo de minimizar a irrigação e reduzir o escoamento de águas pluviais.

Foto: Divulgação / McDonald’s e Ross Barney Architects via Dezeen

Além das mudanças arquitetônicas e de design, o McDonald’s implantou mudanças de atendimento aos clientes nesta loja conceito, como quiosques de autoatendimento e possibilidade de fazer pedidos e pagamentos pelo celular.

Por Portal Madeira e Construção com informações do Think Wood e Dezeen

Compartilhe
Voltar para Notícias

Cadastre seu email e receba nossa newsletter