O que é a Madeira Laminada Pregada?

26 de setembro de 2018

Estamos tão impressionados com as evoluções das tecnologias de construção em madeira, como a Madeira Laminada Colada (MLC) e Madeira Laminada Cruzada (CLT), que nos esquecemos de um produto utilizado há anos que é a Madeira Laminada Pregada ou Nail-Laminated Timber (NLT). Esse produto consiste basicamente em uma pilha de madeira pregada e com grandes oportunidades arquitetônicas, tornando-se o mais “velho novo” subproduto de madeira.

O NLT foi utilizado para construção do prédio T3 Minneapolis Office Building, especificamente para montagem de painéis de estrutura de piso, parede e teto.  A superestrutura de madeira localizada em Minneapolis, MN, Estado Unidos de aproximadamente 17.000 metros quadrados e montagem em apenas 9,5 semanas. O prédio pertence a empresa Hines, arquitetos DLR Group, Michael Green Architecture e engenharia/montagem StructureCraft. Lucas Epp, da Structurecraft explica que a escolha do NLT é uma mistura de madeira, tecnologia e transporte: “NLT escolhido sobre CLT, GLT etc. devido a vantagens estruturais, menor custo e prazos de aquisição mais rápidos”.

T3 Minneapolis Office Building (divulgação)

A Madeira Laminada Pregada tem sido utilizada há mais de um século, particularmente em armazéns onde eram necessários pisos sólidos e resistentes. O Nail-Laminated Timber (NLT) é criado a partir de madeiras empilhadas e travadas no centro com pregos, o revestimento de chapa de compensado ou OSB é frequentemente utilizado na parte superior para estabelecer-se uma membrana estrutural.

Nail-Laminated Timber (NLT)

O NLT é um produto versátil, de fácil fabricação, que sequestra CO2 da atmosfera, por ser em madeira, leve, barato, de fácil transporte e está nos códigos de construção do Canadá e Estados Unidos. É considerado madeira de uso estrutural/madeira massiva desde que bem unido e com espessura mínima de 64mm para uso em telhados e 89mm para piso. Pode ser utilizado também em paredes que devem resistir a altas cargas, ser revestidas com acabamentos ou deixado exposto, como é o caso da imagem abaixo, onde a Madeira Laminada Pregada foi utilizada sobre vigas curvas de Madeira Laminada Colada.

Referências:

https://structurecraft.com/materials/mass-timber/nail-laminated-timber

https://www.thinkwood.com/products-and-systems/nail-laminated-timber

Por Murilo Negreli, engenheiro Industrial Madeireiro, graduado pela UNESP, onde recebeu o prêmio do CREA-SP de formação profissional por destaque da turma. Atua em projetos e produção de estruturas de madeira. Autor do blog sobre construção em madeira: Engenheiro Madeireiro.

Compartilhe
Voltar para Notícias

Cadastre seu email e receba nossa newsletter