Os guardiões das florestas

4 de dezembro de 2017

Como manter as florestas do mundo preservadas?

A exploração sustentável é uma solução cada vez mais difundida e utilizada. São locais onde a exploração dos recursos é permitida, desde que atenda rigorosos padrões. Afinal, o principal objetivo é manter a  floresta em pé. (já escrevi sobre isso aqui).

Mas aí ficam as questões: como fiscalizar essas florestas certificadas (afinal estamos falando de grandes áreas)? Como saber se a madeira certificada que você está comprando vem mesmo de um lugar sério?

Uma iniciativa lançada este ano pretende ajudar nesta difícil e nobre tarefa. Pesquisadores desenvolveram o primeiro mapa em alta resolução de todas as florestas certificadas do mundo.

Com acesso gratuito pela internet, o mapa permite que qualquer pessoa de um zoom e veja se uma determinada área está mesmo fazendo um manejo sustentável dos recursos.

O que significa que você, eu, qualquer um, pode virar guardião de uma floresta sem sair de casa.

Afinal, a #preservação das poucas florestas existentes é algo vital para o futuro do planeta. E o assunto só ganhou relevância porque iniciativas como esta nos permitem ver o tamanho o estrago, e também as possíveis soluções.

Acesse o mapa aqui: https://goo.gl/cecd1E

 

Por Rulian B. Maftum escritor, jornalista, especialista em comunicação e mestre em Tecnologia. Produtor e apresentador de programas de rádio e TV. Professor de pós-graduação em disciplinas nas áreas de comunicação, sustentabilidade e responsabilidade social.

Compartilhe
Voltar para Notícias

Cadastre seu email e receba nossa newsletter