Pisos sustentáveis

16 de junho de 2016

Feito a partir de matéria-prima renovável e reciclável, pisos laminados produzidos no Brasil são certificados e garantem menor impacto ambiental

Quando a preocupação com sustentabilidade e consciência ecológica é o foco de quem vai construir ou reformar, a indústria de madeira brasileira oferece ao consumidor uma variedade de produtos dentro desses conceitos. Um exemplo disso são os pisos laminados produzidos a partir de árvores plantadas.

Fabricados com madeira de pinus e eucalipto, principais espécies plantadas no país, o sistema de revestimento de piso feito no Brasil é capaz de oferecer design e conforto para os mais diversos espaços, com matéria-prima renovável e amigável ao meio ambiente. Isso porque os pisos laminados brasileiros são produzidos exclusivamente a partir do cultivo de árvores plantadas que recuperam áreas degradadas previamente pela ação do homem e que contribuem para preservar a biodiversidade por meio de técnicas como o plantio em mosaicos, no qual árvores para fins industriais se intercalam com as nativas, criando corredores ecológicos.

As florestas cultivadas atendendo a rígidos processos de manejo sustentável por indústrias como as de pisos laminados e painéis de madeira, permitem retirar significativa quantidade de CO² da atmosfera, gás que permanece armazenado nos produtos derivados dessas árvores. Para se ter uma ideia da importância disso, em 2015 os 7,8 milhões de hectares de árvores plantadas no Brasil foram responsáveis pelo estoque de aproximadamente 1,7 bilhão de toneladas de dióxido de carbono.

Além disso, o produto nacional é certificado por organizações independentes, como o Forest Stewardship Council (FSC) e o Programa Nacional de Certificação Florestal (Cerflor), que garantem a procedência da matéria-prima utilizada. A certificação é uma garantia internacionalmente reconhecida e que permite identificar bens produzidos por meio de práticas específicas que asseguram o respeito ao meio ambiente.

Aliado a essa certificação, o piso laminado brasileiro é feito por empresas qualificadas pelo Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H), do Ministério das Cidades, que garante o atendimento a requisitos de qualidade e desempenho da construção civil, diferenciando-se assim de produtos importados, por exemplo.

Com maior facilidade de instalação do que outros produtos de revestimento, o piso laminado também gera benefícios pela economia no uso de água na hora da limpeza, já que apenas um pano úmido basta para a sua manutenção diária.

E a indústria continua se desenvolvendo para criar produtos cada vez mais sustentáveis como é o caso do piso laminado com sistema click, que dispensa o uso de cola e permite aos consumidores usarem o piso mais de uma vez, o que significa que, em casos de mudanças, por exemplo, é possível levar o piso para a nova casa.

Com informações da Ibá (Indústria Brasileira de Árvores)

Compartilhe
Voltar para Notícias

Cadastre seu email e receba nossa newsletter