Portas certificadas

16 de setembro de 2016

Iniciativa que incentiva especificação de portas por desempenho poderá ser conhecida durante a Feira Internacional de Esquadrias

O Brasil conta, desde 2014, com portas de madeiras certificadas. A vantagem? Para os profissionais da construção, poder especificar portas por desempenho, atendendo os requisitos das normas da ABNT. Para o consumidor, a garantia de um produto de melhor qualidade.

Até setembro, mais de uma dezena de produtos recebeu o certificado da ABNT após uma série de testes físicos e mecânicos de avaliação do desempenho realizada pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) de São Paulo. As empresas certificadas participam do Programa Setorial da Qualidade de Portas de Madeira para Edificações (PSQ-PME), desenvolvido e coordenado pela Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci), através do seu Comitê de Portas. Além de permitir o acesso à certificação, o Programa tem como objetivos promover a isonomia competitiva entre os fabricantes, estimular a melhoria continua, agregar valor às marcas e dar garantias ao consumidor final.

De acordo com informações do Programa, o nível de exigência do uso da porta muda conforme o tipo de empreendimento, que pode ser privado, coletivo ou público. Por isso, foram desenvolvidas classes que levam em consideração a quantidade de ciclos de abertura e fechamento. Elas foram divididas em tráfego moderado, regular e intenso. Como complemento a essa classificação, foram estipulados padrões dimensionais que consideram os requisitos, leve, médio, pesado e superpesado.

Outro fator que deve ser levado em conta na escolha da porta diz respeito à localização em que será instalada. As portas usadas no interior das ocupações estão protegidas da ação do tempo e podem estar em locais secos, molhados (lâminas de água uso normal, banheiro com chuveiro) ou molháveis (respingos – lavabos). Já a porta de uso exterior está sujeita às intempéries e pode ser abrigada ou exposta.

Para acompanhar os produtos e empresas certificadas, acesse o site: www.abnt.org.br/certificacao/busca-de-empresa-certificada. O site do PSQ-PME está sendo reformulado e, em breve, será possível encontrar informações atualizadas sobre as ações do Programa.

Visibilidade

O Conselho Gestor do Programa Setorial de Qualidade de Portas de Madeira (PSQ-PME) estabeleceu algumas estratégias para os próximos meses com o objetivo de promover o Programa.

Entre os dias 21 e 24 de setembro, um estande do PSQ-PME estará na XI Feira Internacional de Esquadrias, Ferragens e Componentes (FESQUA), em São Paulo (SP). No espaço será possível apresentar aos visitantes detalhes sobre o Programa de certificação, as empresas e os produtos já certificados pela ABNT.

Na avaliação do Comitê Gestor do Programa da Abimci, a participação na FESQUA será uma oportunidade para consolidar o posicionamento e o desenvolvimento técnico que vem sendo realizado nos últimos anos. O PSQ-PME se propõe a contribuir para uma mudança de cultura no país, fazendo com que o mercado adquira produtos para a construção civil por desempenho.

Serviço:
FESQUA
Data: 21 a 24 de setembro de 2016
Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center | São Paulo – SP
Horário: quarta a sexta das 14h às 21h e sábado das 11h às 19h
Estande PSQ-PME nº 219

 

Por Juliane Ferreira para o Portal Madeira e Construção

Compartilhe
Voltar para Notícias

Cadastre seu email e receba nossa newsletter