Portas de madeira certificadas

31 de Março de 2016

Certificações foram conquistadas por meio do Programa Setorial da Qualidade para Portas de Madeira de Edificações 

Desde 2014, o Brasil conta com alguns fabricantes de portas de madeira que conseguiram certificar seus produtos de acordo com a Norma Brasileira NBR 15930 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). As marcas Eco Porta, Fuck, Ipumirim, Randa, Álamo, Eucadoor, Famossul, Lavrasul, Multidoor, Seiva Camilotti, Sincol, Teg, Vert e Pormade obtiveram a certificação para a Folha de Porta Interna – PIM e algumas para a Folha de Porta Externa – PEM. Para saber se o produto é certificado, por enquanto, é preciso solicitar à empresa o certificado.

Os produtos certificados passaram por um rigoroso controle de qualidade de produção, que incluiu testes físicos e mecânicos de avaliação do desempenho.Todo o trabalho foi realizado por meio do Programa Setorial da Qualidade para Portas de Madeira de Edificações (PSQ-PME), desenvolvido pela Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci) em parceria com a ABNT Certificadora e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) através dos laboratórios do CETAC (Centro de Tecnologia do Ambiente Construído).

De acordo com o analista da ABNT Certificadora, Felipe Dytz, a certificação das portas de madeira aguarda agora o aceite para entrar na lista de produtos do Inmetro, o que irá garantir reconhecimento internacional à certificação.

Segundo o coordenador do Comitê de Portas da Abimci, Caetano Balvedi Neto, a exigência da certificação começa a ser uma realidade. “Já estamos percebendo no dia a dia o interesse de construtoras e consumidores pela certificação”, afirmou.

Para Fernanda Giombelli Briani, gerente de produção da Ipumirim, a escolha por fazer parte do programa da Abimci foi acertada. “Havíamos iniciado o processo de certificação pela ISO, mas percebemos que o PSQ traria mais benefícios”, declarou.

Por Juliane Ferreira para o Portal Madeira e Construção

 

 

Compartilhe
Voltar para Notícias

Cadastre seu email e receba nossa newsletter