Prédio de laboratório de inovação e pesquisa em madeira é tema de estudo de caso

7 de Janeiro de 2019

Site Naturally Wood, especializado em madeira, apresenta os detalhes do edifício do Wood Innovation Research Lab da University of Northern British Columbia, na cidade de Prince George, no Canadá

O Wood Innovation Research Lab (WIRL), da University of Northern British Columbia, em Prince George, no Canadá, não se destaca apenas por ser um espaço dedicado à pesquisa sobre o uso da madeira e suas inovações. O prédio – que abriga laboratórios, salas de aula e escritórios para estudantes, professores e outros profissionais – se tornou um estudo de caso, publicado pelo site Naturally Wood.

Apesar de sua característica industrial, a equipe responsável pelo projeto optou por usar a madeira no prédio, no lugar do aço, material tipicamente utilizado neste tipo de edificação. Além de propósito do espaço, a madeira foi escolhida por vários motivos, entre eles a relação resistência x peso e a performance térmica.

(Foto: Reprodução / University of Northern British Columbia)

Somado a isso, pré-fabricação da madeira engenheira permite que a maior parte do trabalho seja realizada em um ambiente seguro e controlado, o que se mostrou uma enorme vantagem no clima frio na região de Prince George, onde a universidade está localizada. A edificação ainda se destaca por ser o primeiro edifício industrial da América do Norte certificado em padrões energéticos da chamada Passive House Institute.

Características

O prédio, de apenas um andar com 10 metros de altura, foi construído de madeira engenheirada, mais precisamente com estrutura feita de pilares de madeira laminada colada e painéis pré-fabricados. Tudo está sobre uma fundação de laje de concreto. A parte exterior do edifício, incluindo o telhado, foi finalizado com madeira OSB.

Na parte do laboratório, por exemplo, a equipe propôs que o OSB ficasse exposto no acabamento interior. Desta maneira, houve uma expressão industrial no uso do espaço.

(Foto: Reprodução / University of Northern British Columbia)

Os produtos de madeira engenheira foram feitos com madeira da região. No entanto, parte deles veio de indústrias fora da cidade onde fica o edifício porque a indústria local não conseguiu totalmente atender à demanda, especialmente no caso dos painéis. As vigas e colunas de madeira laminada colada, pré-fabricadas com conexões de aço, foram levadas prontas ao local de construção para serem montadas.

Proposta

O Wood Innovation Research Lab é um dos complexos de British Columbia e a primeira na região leste desta província a oferecer um espaço para pesquisa e testes de produtos estruturais de madeira, conexões e outros tipos de tecnologias.

Clique aqui para conferir o estudo de caso completo.

Por Portal Madeira e Construção com informações do site Naturally Wood

Compartilhe
Voltar para Notícias

Cadastre seu email e receba nossa newsletter