Prédio em madeira é eleito melhor edifício de 2016

8 de Fevereiro de 2017

O edifício mais alto na Holanda recebeu o prêmio  World Architecture News Residential Award

Quem pensa que a madeira não é um material resistente está muito enganado! Na Holanda, o prédio mais alto do país construído em madeira, batizado de Patch22, tem seis andares e pouco mais de 30 metros de altura. Recentemente, ele foi eleito o melhor edifício de 2016 num importante prêmio internacional, o “World Architecture News Residential Award”, que leva em conta projetos residenciais de diversos lugares ao redor do mundo.

O grande diferencial do projeto é que ele foi pensado para servir tanto para o uso residencial, como comercial, sendo
o mais sustentável possível. Nessa proposta de “flexibilidade”, os arquitetos responsáveis pela criação do projeto desenvolveram apartamentos com pé direito de quatro metros de altura e quase sem paredes. O principal material construtivo utilizado foi a madeira, mas, para melhorar a usabilidade do edifício, optou-se também por uma estrutura de aço e concreto nos pisos.

Ainda com foco na sustentabilidade, o Patch22 traz um sistema de captação da água da chuva, placas fotovoltaicas e aquecedores solar. Além disso, o sistema de aquecimento é movido a biomassa, ou seja, a fonte são pallets que seriam descartados. O local onde o edifício foi construído fica num bairro industrial de Amsterdã, mas, com o passar do tempo, muitos galpões e terrenos foram abandonados. Sendo assim, construir um prédio com tantos diferenciais e tão sustentável foi uma forma de aproveitar áreas ociosas e ajudar na reestruturação do bairro, tornando-o mais atrativo.

 

Por Maureen Bertol com informações do Ciclo Vivo
Fotos divulgação

 

————————————————————————————————————————————————————————-——–

 

“Por um mundo mais sustentável, com mais madeira. Apoie essa ideia!”

Compartilhe
Voltar para Notícias

Cadastre seu email e receba nossa newsletter