Primeiro arranha-céu dos EUA tem projeto aprovado pelas autoridades

1 de junho de 2018

Edifício conhecido como Framework será construído no centro da cidade, com 12 pavimentos e altura total de 40 metros

As autoridades de Portland, no estado americano de Oregon, aprovaram o projeto do primeiro arranha-céu de madeira dos Estados Unidos, conhecido como “Framework”. O edifício será erguido no centro da cidade e terá 12 pavimentos, atingindo uma altura de 40 metros.

O projeto prevê o uso misto do prédio, em setores residencial e comercial. Serão mais de 3,9 mil metros quadrados na área destinada para habitação, dividida em unidades estúdio e apartamentos de um e dois quartos.

Os escritórios ocuparão cinco pavimentos do Framework. Além disso, 800 metros quadrados do andar térreo vão abrigar espaços comerciais. Outros destaques do arranha-céu são um terraço na cobertura e um estacionamento com 102 vagas para bicicletas.

Os responsáveis pelo projeto do prédio consideraram que a aprovação demonstra a viabilidade do uso da madeira na construção de edifícios altos nos Estados Unidos e, com isso, o Framework deve incentivar a indústria da construção civil em madeira em todas as escalas. A perspectiva, a partir de agora, é atrair novos investimentos e gerar empregos.

Em 2016, foram realizados diferentes testes para verificar se o projeto do Framework atenderia aos requisitos de segurança necessários para a sua aprovação, principalmente nas áreas de prevenção a incêndio, acústica e estrutural. Os resultados mostraram que o sistema construtivo que utiliza a madeira, incluindo a madeira laminada cruzada (CLT) e a madeira laminada (Glulam), atende aos padrões ou pode até mesmo superar as exigências de segurança.

Dossiê da Madeira Laminada Colada Cruzada (CLT) : Produção e Desenvolvimento

Destaque

Portland vem se destacando na construção de edifícios em madeira. Além do projeto Framework, a cidade conta com a atual estrutura de madeira mais alta dos Estados Unidos. Trata-se do Carbon 12, cuja obra foi recentemente concluída.

Mais informações sobre o Framework podem ser consultadas aqui.

Atualização

Em julho, a equipe responsável pelo Framework anunciou que o projeto foi suspenso para um futuro próximo, sem data definida. Conforme comunicado divulgado pela imprensa, o adiamento está relacionado à uma mudança nos últimos anos nas condições do mercado, incluindo inflação, escalada dos custos de construção e flutuações no cenário de crédito tributário nos Estados Unidos. E este contexto impactou diretamente o projeto.

“Apesar destes desafios de mercado que vão além do nosso controle, estamos muito orgulhosos das conquistas do Framework e os novos parâmetros que estabelecemos no uso da madeira laminada cruzada (CLT) nos Estados Unidos”, afirmou Anyeley Hallova, um dos desenvolvedores do projeto.

Ainda conforme o comunicado, desde o lançamento do empreendimento, a cidade de Portland vem testemunhando um avanço neste tipo de construção e o aparecimento de novos projetos no setor. Além disto, a equipe se compromete a encarar este momento como uma oportunidade para avançar e trazer uma versão 2.0 do projeto.

Por Portal Madeira e Construção com informações do site ArchDaily
Fotos: Divulgação

Compartilhe
Voltar para Notícias

Cadastre seu email e receba nossa newsletter