Projetos em madeira são destaques de premiação do Instituto Americano de Arquitetos

27 de junho de 2018

Foram contemplados projetos de pequena escala no Small Projects Awards

O Instituto Americano de Arquitetos (AIA) divulgou, no mês de junho, 11 projetos contemplados dentro do Small Projects Awards. A premiação reconhece os responsáveis por pequenos projetos arquitetônicos de qualidade, chamando atenção para o valor e a excelência do design, não importando os seus tamanhos ou escopos. Em 2018, o tema era “Renewal”, ou seja, renovação.

A madeira foi o elemento usado em todo ou em grande parte de seis dos 11 projetos escolhidos pela organização do prêmio, organizado pela The Small Project Practitioners, uma comunidade ligada ao AIA. Foram três categorias, sendo a primeira para objetos arquitetônicos, trabalho de arte ambiental ou elemento de projeto arquitetônico com custo até US$ 150 mil; a segunda, construção de pequenos projetos de até US$ 1,5 milhão; e a terceira; objeto arquitetônico, trabalho de arte ambiental ou um projeto arquitetônico com menos de 465 metros quadrados.

Na primeira categoria, um dos selecionados foi o Five Fields Play Structure, uma estrutura de exploração para crianças e adultos, criada com o objetivo de incentivar a descoberta de espaços e da imaginação. A plataforma foi construída totalmente em madeira. Conheça mais aqui.

Projeto Five Fields Play Structure (Foto: Site Oficial AIA)

Na mesma categoria, o projeto Studio/Bunkhouse apareceu como destaque entre os jurados, por ser um espaço multiuso, com um design que se encaixou dentro do contexto natural onde está inserido. Saiba mais aqui.

Projeto Studio/Bunkhouse (Foto: Site Oficial AIA)

O projeto Sonoma Residence foi um dos escolhidos na segunda categoria do Small Projects Awards, com a descrição de uma “celebração do luxo do menos”. A casa, pré-fabricada com madeira de carvalho, é composta por duas “caixas” separadas e opostas.  Clique aqui para saber mais.

Projeto Sonoma Residence (Foto: Site Oficial AIA)

Na mesma categoria, a madeira aparece como um dos acabamentos no projeto The Grand Lake Poolhouse. A iniciativa foi revitalizar o espaço sem alterá-lo, mas criando um ambiente bonito e funcional com vista panorâmica. Veja aqui.

Projeto The Grand Lake Poolhouse (Foto: Site Oficial AIA)

O projeto de uma sinagoga foi um dos contemplados na categoria para projetos com menos de 465 metros quadrados. Neste caso, o objetivo do projeto Chapel at Congregation Kehilath Jeshurun foi transformar o ginásio de uma escola em um espaço de meditação, aliando uma composição moderna com a tradição da sinagoga, em uma escala mais íntima. Conheça aqui.

Projeto Chapel at Congregation Kehilath Jeshurun (Foto: Site Oficial AIA)

A madeira também dá o seu toque de conforto no projeto Rosewood Park Beach Improvements, escolhido na mesma categoria do Small Projects Awards. O pavilhão permite a contemplação do Lago Michigan, com estrutura especial para visitantes, além de um espaço para atividades educacionais. Confira aqui.

Projeto Rosewood Park Beach Improvements (Foto: Site Oficial AIA)

Por Joyce Carvalho para o Portal Madeira e Construção com informações do ArchDaily e do AIA

Compartilhe
Voltar para Notícias

Cadastre seu email e receba nossa newsletter