Província argentina incorpora protótipo de casa de madeira em programa habitacional

4 de setembro de 2018

Entre os objetivos está o de fortalecer a indústria florestal na região de Entre Ríos

O governo da província de Entre Ríos, na Argentina, anunciou no mês de agosto a integração de um modelo de casa de madeira em seu programa “Primeiro tu Casa”. Haverá financiamento com recursos próprios do projeto, com os objetivos de estimular o fortalecimento da indústria florestal da região e atender às demandas habitacionais da região.

Conforme informações divulgadas pelo governo local, esta será uma política de Estado voltada para o desenvolvimento de uma habitação com este tipo de material. As primeiras construções vão acontecer nas regiões de Concordia e Colón, que receberão casas feitas com estruturas de madeira de eucalipto.

Somente a região nordeste da província possui 125 mil hectares de floresta plantada de eucalipto e, por isso, o governo de Entre Ríos quer aproveitar este potencial para direcioná-lo para o setor de construção.

O Instituto Autárquico de Planeamiento y Vivienda (IAPV) da província de Entre Ríos informou que está sendo realizado um trabalho em conjunto com outras regiões da Argentina para desenvolver técnicas e sistemas construtivos com madeira para adequar às necessidades da localidade. Além disso, a meta é agregar valor aos produtos e subprodutos que são usados neste tipo de construção, incentivando o setor florestal da província, criando um polo produtivo.

O modelo pensado até o momento foi de uma residência de 51,5 metros quadrados, com dois quartos e as instalações elétricas e de telefone e internet, além de gás, conforme a disponibilidade de cada serviço na região. O governo pretende ainda instalar tanques de água quente com energia solar nas unidades.

O governo do Entre Ríos não divulgou uma data para o início das construções das residências com madeira.

Por Portal Madeira e Construção com informações do site Madera y Construccion

Foto: Ilustração / Freeimages

 

Argentina vai incentivar construções em madeira

Compartilhe
Voltar para Notícias

Cadastre seu email e receba nossa newsletter