Quatro projetos levam a madeira a outro patamar nos Estados Unidos

9 de julho de 2018

Propostas vão de ponte entre bairros de Nova York até empreendimento com dois arranha-céus

Provas de que a madeira vem conquistando espaço entre os arquitetos e engenheiros americanos, estes quatro projetos mostram a versatilidade do uso deste tipo de material em diferentes cenários. Todos partiram de pesquisas e foram contextualizados nos Estados Unidos. O site ThinkWood os listou como exemplos deste avanço da construção com madeira no país.

Crème Brigde no LongPoint Corridor, Brooklyn, Nova York

A madeira foi utilizada neste projeto como uma “passagem flutuante”, proposta pelo arquiteto Jun Aizaki. A ligação seria destinada para o trânsito de pedestres, em meio a espaços verdes, para a ligação de parte das regiões do Brooklyn e do Queens. A ponte em madeira seria a forma de conexão das comunidades de Long Island e Greenpoint, criando um “novo bairro”, já chamado de LongPoint.

(Foto: Jun Aizaki Architecture & Design)

Torres na Philadelphia

Este projeto da equipe de Sean McTaggart, do “coletivo” Hickok Cole, foi pré-selecionado no chamado “Desafio do Skyhive Skyscraper”. Os profissionais mostraram a viabilidade da madeira como arranha-céu nesta proposta, como alternativa para um novo marco no horizonte da Philadelphia.

(Foto: Hickok Cole Architecture)

River Beech Tower, Chicago

Este projeto prevê um arranha-céu de 80 andares com um visual inovador. Os 300 apartamentos duplex teriam no exterior um diagrama aproveitando todo o potencial da madeira, mas em uma estrutura que também leva concreto. A proposta foi formulada por arquitetos da Perkins+Will e engenheiros da empresa Thornton Tomasetti.

(Foto: Perkins+Will)

(Foto: Perkins+Will)

Multifamily, San Francisco

O designer da DLR Groups, Jose Brunner, pensou em um prédio modular de madeira como um marco do distrito de Mission, em São Francisco. O projeto foi apresentado em um concurso, mostrando a madeira como alternativa para a construção de um prédio sem a demolição das estruturas já existentes ao redor.

(Foto: Divulgação / DLR Groups)

Por Portal Madeira e Construção com informações do site Think Wood

Compartilhe
Voltar para Notícias

Cadastre seu email e receba nossa newsletter