Residência do Papai Noel é construída com madeira

21 de dezembro de 2016

Com pouca incidência de sol, temperaturas podem chegar a 50 graus negativos, provando que a madeira garante conforto até mesmo em temperaturas extremas

Quem disse que a madeira não suporta as mais adversas condições climáticas? Esta Casa do Papai Noel existe para provar que não há limites para o uso da madeira na construção civil. Localizada ao norte da Finlândia, na cidade de Rovaniemi, a casa faz parte da Vila Noel, que foi construída há cerca de 60 anos como uma forma de explorar o potencial turístico da região. Como o sol aparece por lá apenas durante três horas por dia, das 11h30 às 14h30, aproximadamente, a cidade é muito fria e com bastante neve. As temperaturas podem chegar a 50 graus negativos, e mesmo assim a Casa do Papai Noel é toda construída com troncos de madeira. Além disso, diversas construções ao redor da Vila também utilizam esse material.

Uma grande curiosidade é que na cidade vizinha, Saariselka, existe um hotel que possui inúmeras cabanas de madeira, além dos famosos iglus de neve. Para que o visitante possa aguentar o frio, os tetos são de vidro térmico para manter o calor interno.

casa_do_papai_noel

Este modelo serve para quebrar um dos grandes mitos que cerca as construções sustentáveis de que a madeira não é confere conforto térmico em baixas temperaturas. E a justificativa dos especialistas é simples: as casas de madeira são mais fáceis de aquecer no inverno rigoroso, porque não retêm tanto o frio.

Casa do Papai Noel no Brasil

Para quem não gosta do frio ou não tem planos de visitar a Finlândia, existe uma casa do Bom Velhinho em Penedo, no Rio de Janeiro (RJ), onde se encontra uma colônia finlandesa. Além das casas terem sido construídas com madeira, a Casa do Papai Noel seguiu à risca a original na Finlândia e foi construída com troncos de madeira. Como a réplica é fiel e a única residência reconhecida oficialmente fora da Finlândia, os turistas costumam brincar que essa é a casa de verão do Papai Noel.

casa papai noel penedo

Outras opções pelo mundo

Na Itália, mais precisamente no centro histórico de Rivoli, em Turim, também existe uma réplica da casa do Papai Noel. E como na Finlândia e no Brasil, as casas que abrigam o mercado natalino da vila foram construídas em madeira.

Por Maureen Bertol para o Portal Madeira e Construção
Fotos divulgação

Compartilhe
Voltar para Notícias

Cadastre seu email e receba nossa newsletter