Shigeru Ban projeta hotel boutique integrado à floresta no Japão

27 de Março de 2019

Escritório de arquitetura é famoso pelo uso de papelão, mas o uso da madeira tem aumentado, como o material preferido na defesa de uma maior sustentabilidade 

Um “fluxo contínuo” de espaços, incluindo uma biblioteca, um jardim de 250 árvores e um espaço social compartilhado, forma o coração do hotel boutique Shishi-Iwa House, projetado pelo arquiteto Shigeru Ban, no Japão. O escritório de arquitetura de Shigeru Ban é famoso pelo uso de papelão, mas a madeira tem sido, mais recentemente, o material preferido na defesa de uma maior sustentabilidade.

Com apenas 10 quartos, o resort foi idealizado para ser um espaço de lazer que une natureza, arquitetura e conexão humana. Localizado em Karuizawa, na província de Nagano, a cerca de 90 milhas de Tóquio, o hotel está integrado a bosques, com vista para as famosas montanhas, rios e pequenas aldeias da região.

Os quartos estão distribuídos em três vilas com terraço de dois andares, projetadas para incentivar experiências públicas e privadas através de espaços e comodidades compartilhadas. De acordo com o arquiteto, tudo, desde a construção até os detalhes de móveis e interiores, foi cuidadosamente planejado e considerado para alcançar uma atmosfera sob medida para os hóspedes. Isso inclui aberturas nos quartos e nas áreas sociais para permitir as melhores vistas do jardim e incentivá-los a aproveitar a área externa.

A estrutura de madeira aparece nas grandes portas de vidro que recebem os visitantes já na recepção. A estrutura foi criada usando uma série de elementos modulares, com painéis de compensado pré-fabricados e seções de estrutura de madeira que poderiam ser transportadas para o local com impacto mínimo na floresta existente.

Por Portal Madeira e Construção
Fotos: Hiroyuki Hirai

Compartilhe
Voltar para Notícias

Cadastre seu email e receba nossa newsletter