Tecnologia agrega valor à madeira

7 de novembro de 2017

Empresa de Santa Catarina aposta em produtos engenheirados para garantir rapidez à obra, além de padronização das peças e maior durabilidade

De olho no que hoje ainda é apontado como um problema por quem desconhece as características da madeira, uma empresa de Santa Catarina decidiu colocar no mercado peças com tecnologia, que conferem aos produtos uma boa relação custo-benefício, grandes comprimentos, retilíneas e calibradas, menor peso, resistências definidas e informadas e durabilidade assegurada. O objetivo da Ekomposit é garantir aos clientes um produto que possibilite rapidez nas montagens e menor desperdício, com um sistema de embalagem que protege os produtos até a instalação. “Procuramos entender o mercado e a possibilidade de chegarmos até o setor de construção civil, agregando tecnologia à madeira, para evitar que o consumidor final saísse da madeira e fosse para outros materiais”, afirma Rodrigo Saviski, gerente da empresa.

A madeira escolhida foi o pinus, por ser uma madeira de floresta plantada, de ciclo rápido de crescimento, permeável a tratamentos preservativos, com facilidade nos processos mecânicos e químicos e de secagem, com odor agradável e engenheirável. Apesar das vantagens, a empresa encontrou algumas limitações, como a grande incidência de nós e de tensões internas, medula acentuada, variabilidade de resistências, comprimentos limitados e baixa resistência a ataque de fungos e insetos.

Para anular as limitações, a Ekomposit criou lâminas torneadas e faqueadas e utilizou colas estruturais e à prova d’água, além de técnicas aperfeiçoadas de colagem. Para garantir o aumento do comprimento das peças, foram utilizados emendas e sistemas exclusivos de encaixes e fixação.

“Resolvendo o problema dessas limitações, chegamos a uma evolução da Madeira Laminada Colada (MLC) e percebemos que é possível atender diversos mercados. Hoje, fabricamos diversos tipos de modelos. Nossa proposta foi desenvolver um produto para popularizar o material e torná-lo mais acessível. Estamos oferecendo ao mercado uma alternativa à madeira tropical e tão resistente quanto o concreto e o aço, mas com preço mais competitivo. A ideia é pulverizar, deixar isso com acesso mais popular. Queremos popularizar a madeira laminada colada”, completa.

Para saber onde encontrar os produtos é preciso entrar em contato diretamente com a empresa:
EKOMPOSIT MADEIRAS DO BRASIL S.A – BR 282 – Km 224
Telefones: (49) 3227 3497  / 3227 3538 /  3223 3400  Lages – Santa Catarina – Brasil
www.ekomposit.com.br

Por Portal Madeira e Construção
Fotos Site Ekomposit

Compartilhe
Voltar para Notícias

Cadastre seu email e receba nossa newsletter