Tecverde Engenharia conquista o Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade

14 de dezembro de 2018

Empresa paranaense foi a vencedora na categoria Gestão da Produção e Pesquisa e Desenvolvimento (P&D)

A Tecverde Engenharia, de Araucária (Região Metropolitana de Curitiba-PR), conquistou o Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade na categoria Gestão da Produção e Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). Esta é uma das principais premiações do setor da construção civil no País, promovida pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

Os vencedores da edição 2018 do prêmio foram anunciados esta semana em Brasília (DF). Foi a terceira vez que a Tecverde – especializada no sistema construtivo woodframe – conquistou o Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade.

A empresa obteve o reconhecimento com o projeto de pesquisa e desenvolvimento para a construção de uma casa em um dia. Conforme informações divulgadas pela CBIC, a Tecverde criou uma solução inédita no mercado brasileiro, com a construção e finalização de uma casa pré-fabricada por uma equipe multifuncional de sete pessoas.

CBIC_Tecverde

É a terceira vez que a empresa conquista a premiação concedida pela CBIC (foto: Divulgação CBIC)

“Nosso objetivo é trazer inovações e colocamos o desafio para a construção de uma casa em um dia, com mais funcionalidade. A ideia foi provocar ao máximo para que se tornasse o mais produtivo possível”, explica José Márcio Fernandes, diretor de operações da Tecverde, em entrevista ao portal Madeira e Construção. O planejamento também passou por um maior aproveitamento da mão de obra e uma estratégia na produção industrial, ou seja, tudo foi pensado para gerar mais produtividade e eficiência.

A “casa pronta em um dia” da Tecverde resultou no desenvolvimento de uma série de tecnologias. Segundo divulgação feita pela CBIC, a equipe envolvida neste projeto estabeleceu novos conceitos de telhado, industrialização de arremates e tratamento de justas do gesso. Também trabalhou em novidades no forro e nos sistemas hidráulico, elétrico e na impermeabilização para o box do banheiro. Os profissionais elaboraram ainda parâmetros para a fundação, revestimento de paredes em áreas úmidas, fachadas com placas pigmentadas e perfis de junta seca, entre outros.

(Foto: Divulgação CBIC)

“Pretendemos homologar as últimas tecnologias que faltam para construir a casa em um dia. Hoje, já conseguimos fazer em dois dias. A casa nada mais é do que um conceito de industrialização e o que vamos adotar é o conceito de execução, tanto que não trabalhamos a parte da arquitetura (neste projeto premiado pela CBIC). A casa é simples. O que é inovador não é o design, mas a inovação industrial”, analisa Fernandes.

Ele explica que as tecnologias desenvolvidas e as melhorias obtidas para a “casa pronta em um dia” serão implantadas na indústria da Tecverde, e não ficarão restritas ao projeto vencedor do Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade.

tecverde

Equipe responsável pela montagem do protótipo (foto: divulgação Tecverde)

Segundo o diretor de operações da Tecverde, receber o prêmio representa a concretização da missão da empresa, de transformar o setor da construção civil por meio da inovação e da sustentabilidade. “Não basta atuar como construtora, mas sim como agente de transformação, com tecnologia sustentável, produtiva e com menos impacto ambiental”, afirma.

Por Joyce Carvalho para o Portal Madeira e Construção

Compartilhe
Voltar para Notícias

Cadastre seu email e receba nossa newsletter