Turquia deve ganhar um museu de madeira

30 de Maio de 2017

Projeto prevê a construção com caixas empilhadas de dimensões variadas

O projeto ainda está em desenvolvimento, mas o Museu de Arte Moderna Odunpazari, na cidade de Eskisehir, na Turquia, deve ser construído com caixas empilhadas de várias dimensões. A proposta é do escritório japonês Kengo Kuma & Associates, ainda sem data de conclusão. O novo museu será localizado no bairro Odunpazari (“mercado de madeira” em turco), uma área da cidade caracterizada por ruas estreitas.

A inspiração do escritório japonês veio, tanto em escala como material, das tradicionais e históricas casas de madeira otomanas, que apresentam balanços nos níveis superiores. Esta linguagem foi adaptada para a concepção do museu. A intenção é de que a construção se torne um novo espaço cultural de destaque na paisagem urbana.

“Nossa estratégia de projeto é conceber o volume por meio de adição, empilhando pequenas caixas para criar uma arquitetura na escala urbana. As caixas empilhadas de dimensões variadas refletem a escala das edificações adjacentes e elevam-se em direção ao centro da estrutura, como um novo marco cultural da região”, explicam os arquitetos.

Dentro do edifício, espaços de galeria de diversas dimensões irão oferecer oportunidades flexíveis para a exposição das obras de arte, enquanto caixas no nível térreo receberão instalações de arte de grande escala. Já as caixas menores nos andares superiores oferecerão espaços para exposições mais íntimas. Um átrio central, construído com blocos de madeira, conectará visualmente todos os níveis e permitirá que a luz natural permeie o edifício através da claraboia na cobertura.

Por Madeira e Construção com informações de Archdaily

Compartilhe
Voltar para Notícias

Cadastre seu email e receba nossa newsletter